Ponta Grossa recebe exposição itinerante “Caminhos da História e da Arte”

Será realizada nesta quinta-feira (10), às 20 horas, na Estação Arte, a abertura da exposição itinerante “Caminhos da História e da Arte”, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Junta Comercial do Paraná e apoio local da Secretaria Municipal de Cultura. Organizada pelos museus Paranaense, Alfredo Andersen e de Arte Contemporânea, a mostra oferece uma oportunidade para a população conhecer um pouco mais sobre a história do Estado por meio de objetos, documentos, fotografias e obras de arte. Eliana Moro Reboli, diretora do Museu Paranaense e integrante da equipe de Curadoria da Mostra, já estava em Ponta Grossa nesta quarta-feira, acompanhando a montagem da exposição. “O objetivo é dar oportunidade às pessoas de terem contato com a produção artística histórica paranaense, a partir de obras originais provenientes dos grandes museus do estado, viabilizando também reflexões críticas sobre a origem e a memória cultural do Paraná”, comentou. Fazem parte da exposição obras de artistas renomados como Alfredo Andersen e Poty Lazzaroto.Na mostra, o público poderá conhecer artefatos característicos de cinco diferentes períodos da história do Estado: Paraná Pré-história, com peças arqueológicas e arte rupestre; Paraná Indígena, com objetos dos principais grupos – Guarani, Kaingang e Xetá; Paraná Comarca, com trabalho de artistas estrangeiros que documentaram a vida dos paranaenses nas épocas do ciclo do mate, tropeirismo e emancipação política; Paraná Província e República, apresentando fotografias e objetos da segunda metade do século XIX e começo do século XX e, por fim, Paraná Desenvolvimento, mostrando o progresso dos meios de comunicação, a produção de café e a liberação feminina. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18h, até 17 de setembro. O projeto “Paraná: Caminhos da História e da Arte” é realizado desde agosto de 2005 e, até outubro de 2006 irá percorrer 11 cidades de regiões diferentes do estado.Durante a abertura da exposição, o pianista João Gustavo Kienen apresentará o concerto ‘Paraná, Paraná!’. Premiado internacionalmente, Kienen fará um concerto didático, com obras de compositores como Brasílio Itiberê, Bento Mossurunga e Henrique de Curitiba. O evento, que integra a programação do ‘Folclore em Cores’, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, é aberto à população e tem entrada franca.SEMINÁRIOE nesta sexta-feira (11) acontece, no auditório da Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEGP), o Seminário da Cultura Paranaense – uma atividade complementar à exposição itinerante – que tem por objetivo apresentar, discutir, interagir e trocar informações sobre os diversos aspectos culturais do Estado. Durante todo o dia, professores e historiadores vão abordar diversos assuntos, incluindo como se deu a formação da região onde acontece o seminário. As inscrições são gratuitas e todos os participantes receberão certificado emitido pela Faculdade de Arte do Paraná – FAP.SERVIÇO:Exposição itinerante “Caminhos da História e da Arte”ABERTURADATA: 10/08 – quinta-feiraHORA: 20 horasLOCAL: Estação Arte*Concerto didático ‘Paraná, Paraná!’ - pianista João Gustavo Kienen**ENTRADA FRANCAVISITAÇÃODATA: 10/08 a 17/09HORA: 8h30 às 12h - 13h30 às 18h (de segunda a sexta)