Aras levará conscientização ambiental às escolas municipais

A Agência Reguladora de Água e Saneamento (Aras) de Ponta Grossa irá desenvolver um projeto de conscientização ambiental nas escolas municipais. De acordo com o presidente da agência, Ronaldo Becher, a proposta é realizar uma série de atividades a fim de despertar nos alunos a importância da preservação do meio ambiente e, mais especificamente, da conservação da água. “Atualmente, já podemos sentir a resposta da natureza para os problemas gerados pela devastação ambiental, como a seca, a estiagem e o calor fora de época que enfrentamos”, comenta Becher. O projeto consistirá na realização de atividades teóricas, como palestras, e atividades práticas, como saídas de campo e visitações a arroios e fundos de vale. Inserir as crianças em atividades como a coleta de lixo reciclável nesses espaços, se possível próximo às escolas, é uma das atividades previstas. “A parte prática reforçará o aprendizado das crianças, que têm grande potencial para tornarem-se multiplicadoras das informações para suas famílias”, considera Becher.Na semana que vem, o projeto será apresentado à Secretaria Municipal de Educação. As atividades devem ter início nos próximas semanas, contemplando escolas conforme cronograma fechado junto à SME. Becher afirma ainda que “é importante aproveitarmos o atual momento, quando o país já sente as dificuldades provenientes da falta de chuvas, para desenvolver esse trabalho de conscientização”.