Novo despejo ameaça Arroio Universidade

O despejo irregular de resíduos está ameaçando – novamente – o arroio Universidade, uma área que ainda está sendo recuperada pela prefeitura de Ponta Grossa e é considerada ecologicamente sensível. Averiguando uma denúncia, fiscais do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente detectaram que efetivamente foram promovidos resíduos no fundo de vale, atingindo diretamente o arroio. De acordo com Paulo Barros, diretor do Departamento de Meio Ambiente, foram encontrados no local resíduos de construção civil e de poda. Para descarregar o material inservível, o caminhão destruiu uma boca-de-lobo implantada há poucas semanas naquele ponto, causando danos não só a um patrimônio público, mas também ao sistema de escoamento de água daquela rua.As obras de recuperação daquele trecho – onde despejos irregulares provocaram a obstrução do arroio e a inundação de uma vasta área, prejudicando diversas moradias daquela região e ocasionando a proliferação de animais e insetos nocivos.Em função disso, a rua teve que ficar interditada por vários meses, o aterro teve que ser refeito e foram gastos recursos da ordem de dezenas de milhares de Reais, dos cofres públicos, para que a rua fosse reaberta e o arroio voltasse ao leito normal.Ontem mesmo os fiscais notificaram uma pessoa, para apurar seu envolvimento nesse despejo irregular.Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente, além de causar prejuízos aos cofres públicos, quem promove esse tipo de despejo irregular pode ser autuado como prevê o Código de Posturas, e ser multado em até R$ 1 840, na primeira ocorrência, além da obrigação de reparar o dano ambiental.