Secretaria de Cultura apresenta recital com Marília Vargas

Um recital com a soprano Marília Vargas e o pianista Ben Hur Cionek será a atração cultural desta quinta-feira (17), no Cine-Teatro Ópera, às 20h30. O evento marca os 150 anos da morte de Robert Schumann e é uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura e do Centro Cultural Faris Michaele. No programa estão ainda peças de Joseph Haydn, Wolfgang Amadeus Mozart e Heitor Villa Lobos, entre outros compositores. O recital é aberto à comunidade, com lugares limitados, e os convites devem ser retirados na Secretaria Municipal de Cultura. O repertório contará também com obras de Alexander Alabiev, Eva Dell’ Aqua, Sergej Rachmaninoff e Alberto Nepomuceno. Para o diretor de Ação Cultural e Eventos da secretaria, Cirillo Barbisan, o recital tem uma importância muito peculiar. “Marília Vargas é uma pontagrossense que desenvolveu boa parte de seu estudo musical no Paraná, mostrando assim que artistas daqui estão conquistando sucesso no exterior”, destaca. Barbisan destaca ainda a oportunidade de o público local assistir a uma apresentação de música erudita. “É um espetáculo de altíssima qualidade que é, ao mesmo tempo, popular, pois agrada a todos”, acrescenta.MARÍLIAA soprano Marília Vargas vem desenvolvendo sua carreira no exterior, especialmente na Europa. Dedica-se à música antiga, mas interpreta papéis em óperas dos períodos clássico e romântico. Apesar de sua opção por estudar fora do Brasil, sempre lutou para que seu trabalho fosse reconhecido em seu país. Iniciou seus estudos de música aos cinco anos. Descobriu o canto muito cedo e aos 12 anos passou a estudar com Neyde Thomas, até hoje sua orientadora. Em 1996 mudou-se para Basel, na Suíça, para estudar na Schola Cantorum Basiliensis. Em 2001 obteve o Solisten Diplom com a terceira melhor nota na história daquela instituição. Ben Hur Cionek é formado em bacharelado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 1993, condecorado como melhor aluno. Nos anos de 1994 a 1996 realizou os estudos de pós-graduação em Interpretação Pianística (obras de Chopin) na Academia Frederic Chopin em Varsóvia-Polônia. No ano 2001 concluiu o mestrado na área de Música e Interpretação Pianística na Western Michigan University, Kalamazoo, Estados Unidos da América, onde foi assistente, lecionando o curso Fundamentos Pianísticos. Tem se apresentado em concertos no Brasil, Europa e EUA. Atualmente está lecionando o piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.