Viagens estimulam aprendizado

Com os ônibus recém-adquiridos, escolas municipais estão incrementando suas atividades extra-classe e levando seus alunos em viagens que estimulam o aprendizado e ampliam seus conhecimentos. Só nos últimos dias três escolas municipais conduziram classes a cidades históricas do Paraná. A primeira delas foi a Curitiba, no dia 9 de agosto. No total, 34 alunos da 4a série da escola Sebastião dos Santos e Silva, acompanhados pela diretora da escola, uma pedagoga, uma secretária e três professores, visitaram diversos pontos turísticos da capital que já haviam sido estudados em sala de aula. De acordo com a diretora Gisele Ferraz de Melo Cox, as crianças “adoraram o passeio. Foi muito bom e produtivo”. Alguns dias antes da viagem, explica Gisele, as professoras fizeram um aprofundamento de conteúdo, “por isso a aula-passeio foi muito boa. As crianças simplesmente adoraram”.No dia 11 outras 34 crianças, desta vez alunos da escola Maria Eulina Santos Scheena – acompanhados de uma professora, uma pedagoga e duas zeladoras, que também são mães de alunos – seguiram para Curitiba, em outra aula-passeio. A opção da escola pela capital do Estado foi feita pela sua importância e porque Curitiba é freqüentemente estudada nos conteúdos de História e Geografia, mas ainda desconhecida de grande parte dos alunos. A visita, que incluiu o jardim zoológico do Parque Iguaçu, permitiu a abordagem de temas transversais como Preservação Ambiental, Animais Selvagens e Espaço Urbano. Os alunos vão produzir agora painéis ilustrados, textos e desenhos sobre sua viagem, para avaliação.Já a escola José Pinto Rosas optou por levar os alunos à cidade da Lapa. As crianças refletiram sobre a cidade no contexto histórico nacional, a importância da democracia e o cumprimento das Leis e da Constituição. A intenção foi conhecer a história da Lapa, valorizando seu patrimônio sócio-cultural e resgatando fatos históricos que marcaram a história do Paraná.