Escolas recebem CD, livro e bandeiras

Na tarde da última segunda-feira, a secretária municipal de Educação, Zélia Maria Lopes Marochi, presidiu solenidade cívica, para entrega de bandeiras a 25 escolas municipais e 28 centros municipais de educação infantil, assim como do CD confeccionado pelo Rotary Club de Ponta Grossa e exemplares autografados do livro “Das colinas do Pitangui”, de autoria do escritor Josué Correa Fernandes. Os CDs foram doados pelo Rotary e os livros pelo seu autor. A secretária fez pessoalmente a entrega da bandeira, do CD e do livro à escola municipal Professora Ruth Holzmann Ribas, que leva esse nome em homenagem à ex-professora de Zélia. Nessa entrega simbólica, ao homenagear a falecida professora Ruth, patronesse da escola, a secretária homenageou a todos os professores do município.O presidente do Rotary Ponta Grossa, Vladimir Correia, concedeu os créditos pela criação do CD ao rotariano Alberto Olavo de Carvalho, idealizador do projeto e responsável por sua execução. Carvalho entregou os mais de 220 CDs, cada um contendo mais de 900 fotos da cidade, inclusive imagens históricas e raras vezes exibidas. O autor do CD, que é também secretário municipal de Saúde, revelou que a idéia do clube, ao idealizar o documento eletrônico, é preservar a memória da cidade. Carvalho anotou que o trabalho foi inspirado por ele quando se reconheceu numa fotografia da antiga Catedral de Santana. “Eu me identifiquei com aquilo e, mesmo penalizado, resolvi começar essa coletânea”, anunciou o rotariano. Para seu trabalho de resgate da memória da cidade, ele vasculhou museus, acervos particulares, originais de estúdios fotográficos antigos e “depois senti que precisava estudar cada foto, e então comecei a aprender a história de Ponta Grossa, cidade grande e bonita, enxertada no meu coração”. O livro “Das colinas do Pitangui”, de autoria de Josué Fernandes – também presente ao evento – serviu de base para a coleta de muitas das informações, como datas, e o contexto em que as imagens foram feitas. “Em material muito antigo, encontrei fotos com títulos, como a do Turco, do Português e da Criança Morta”, revelou Carvalho. Essa, em especial, foi tirada num tempo em que os próprios pais encomendavam essas fotos – feitas do cadáver já no caixão – porque seria a única lembrança pictórica disponível. “Ao estudar a história”, anotou Carvalho, no prédio que já sediou o colégio Collares, “aprendi que o doutor Collares foi o professor que introduziu a palmatória em Ponta Grossa e que, depois disso, chegou a ser delegado da cidade”.O escritor Josué Correa Fernandes (também secretário municipal de Administração e Negócios Jurídicos), cujo livro “Das colinas do Pitangui” foi também distribuído às escolas, e que presidiu a Academia de Letras dos Campos Gerais, disse estar contente por participar de um evento com as pessoas que comandam o ensino em Ponta Grossa. “O meu livro traz personagens ilustres da nossa história: de um lado o [ex-interventor e governador eleito] Manoel Ribas e de outro o Doutor Collares, que abandonou a toga para ser professor”.Josué declarou-se ainda “historiador amador”, lembrando que seu primeiro livro tratou da Colônia Tereza Cristina, o segundo sobre a história de Corina Portugal – um caso verídico, que desperta ainda hoje a curiosidade popular e que, por conta disso, atrai mulheres para o túmulo de Corina, vítima de um crime passional – e o terceiro é, justamente, “Das colinas do Pitangui”, que ele define como “uma história de personagens”. Entre esses Josué mencionou Júlia Wanderley Diedrich, professora-símbolo da história do Paraná, a primeira a constar no Dicionário de Mulheres do Brasil, e uma lenda como professora e pedagoga no Paraná, homenageada em muitas cidades com logradouros e escolas públicas.A secretária Zélia Marochi, que destacou o sentido da cerimônia cívica, lembrando que a Bandeira Nacional “representa o povo brasileiro, suas lutas e suas conquistas”. Ao fazer a entrega de bandeiras às escolas, disse ela, “estamos ao mesmo tempo avivando esse sentimento de amor à Pátria, como também o amor, o respeito e os valores cívicos que os professores plantam no coração dos alunos”.Segundo a secretária, são raros os momentos em que se pode contar com dois secretários intelectuais – como Josué e Carvalho – e por isso era preciso compartilhá-lo. “Um livro é uma riqueza que não pode ficar fechado a sete chaves. O lugar deles é na escola, é nas mãos dos leitores”.Zélia fez questão de entregar pessoalmente um exemplar do livro “Das colinas do Pitangui” à professora Edna Silvestre da Luz, que está começando a montar uma biblioteca na escola da vila Romana, entregue à comunidade em agosto passado.A secretária também determinou uma mobilização das escolas, para que durante a Semana da Pátria e a Semana do aniversário da Cidade, os alunos sejam instados a vestir verde-e-amarelo na primeira e azul-e-branco, na segunda. O intuito, esclareceu, é despertar nas crianças o civismo. “Vamos colorir de verde e amarelo, na Semana da Pátria, e de azul e branco na semana de aniversário da cidade. Somos sujeitos da história que todos queremos construir”.