Técnicos destacam participação da SER na conquista de títulos dos Jogos Colegiais

A participação da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SER) não se limita à formação das equipes que representam Ponta Grossa nos Jogos da Juventude (Jojup’s) e nos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s). O próprio secretário Carlos Roberto Ferreira afirma que o objetivo é fomentar o esporte, oferecendo aos jovens uma oportunidade de desenvolver as suas aptidões naturais, abrindo a perspectiva para que cada vez maior de pessoas participem das atividades estadual, seja no cenário estadual como no nacional e até em competições fora do País.Um exemplo desta participação diversificada está no apoio que a SER oferece às instituições que representam Ponta Grossa nos Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s) e que, por sua vez, formam a base das equipes que estarão disputando os Jojup’s, a partir desta sexta-feira, na cidade de Pato Branco.Para o técnico Dalmo José de Souza, tetracampeão dos Jocop’s com o voleibol masculino, a participação da SER nesta parceria com o Colégio Neo Master e a Águia Sistemas de Armazenagem é fundamental para a manutenção da equipe. “Afinal, a Secretaria nos fornece toda a infra-estrutura para treinamentos e competições, desde a cessão do técnico, do ginásio de esportes e dos materiais, até o custeio de viagens, para a participação em competições de clubes e seleções municipais. A soma de tudo isto resulta numa equipe de alto nível, não apenas no universo estudantil, mas em diversas competições que garantem um calendário para o ano todo”, diz o treinador.Através da Lei de Incentivo ao Esporte, lembra Dalmo, o Colégio Neo Master teve apoio para disputar o Campeonato Mundial Escolar deste ano, na Croácia, e todos os meninos recebem a bolsa-atleta, que muitas vezes evita que o menino deixe de treinar para trabalhar em outra atividade. “Graças a esta parceria, nós já disputamos três vezes os Jogos Escolares Brasileiros e outras três o Mundial Escolar. E ainda podemos fazer uma renovação, utilizando a garotada que vem surgindo nos Jogos Estudantis Municipais (JEM), com o Projeto ‘Prata-da-Casa’. A forma que nós temos de retribuir este apoio é com um grande desempenho nos Jojup’s, que começam nesta semana”, completa Dalmo de Souza.Fenômeno semelhante se verifica no Colégio Estadual Linda Bacila, do Jardim Monte Carlo, na região do Parque Nossa Senhora das Graças. Campeão geral do atletismo nos Jocop’s, somados os títulos das classes “A” e “B”, a equipe dos técnicos Miguel Dombrowski e Samuel Scheiffer se impõe como um exemplo a ser seguido por outras instituições, forjando literalmente “em casa” os seus valores.O testemunho é de Dombrowski, que destaca a participação da SER como fundamental para a manutenção de uma equipe, que já não se destaca apenas por suas atletas mais conhecidas, Wanessa Zavolski e Aline Batista da Rosa, que estão entre as melhores do Brasil na categoria infanto-juvenil. “Nós mantemos um trabalho praticamente diário de treinamentos, utilizando o pátio do colégio, e graças às bolsas-atleta da Lei de Incentivo ao Esporte e do Projeto ‘Prata da Casa’, e ao apoio da própria SER, que nos possibilita disputar as competições ao longo do ano, conseguimos ampliar, ano a ano, o número de competidores com condições de pontuar, seja nos Jocop’s, nos Jogos da Juventude, ou nos campeonatos da Federação de Atletismo do Paraná.”Para Miguel, a continuidade deste apoio propiciará o retorno de Ponta Grossa à posição de liderança que ocupou no esporte paranaense até a metade da década de 90. “Este investimento, não apenas no atletismo, mas nas diversas modalidades que estão inseridas nos Jogos Oficiais do Paraná, será revertido num curto espaço de tempo em vitórias nos mais diversos eventos, elevando o nome de Ponta Grossa e atraindo um número cada vez maior de adeptos para o esporte.”