Festival Regional de Teatro reúne grupos da região Centro-Sul

Grupos de teatro de Ponta Grossa e região sobem novamente ao palco nesta semana, de 21 a 24 de agosto, quando acontece o Festival Regional de Teatro. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento irá reunir espetáculos infantis e adultos. De acordo com o coordenador do evento, Alfredo Mourão, da Divisão de Teatro da secretaria, a grande novidade deste ano é que o festival irá selecionar dois espetáculos – um infantil e um adulto – para a edição 2006 do Festival Nacional de Teatro Amador – Fenata – promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Participam do festival regional grupos teatrais da região Centro-Sul do Estado, com a presença das cidades de Ponta Grossa, Castro, Palmeira, Irati, Lapa, Guarapuava e São Mateus do Sul. As apresentações irão acontecer sempre às 14 e às 20 horas, sendo que à tarde as sessões terão entrada franca e à noite o ingresso será vendido ao preço simbólico de R$ 2,00. “O objetivo do evento é fazer com que todos tenham acesso ao teatro”, comenta Mourão.A fim de fazer a seleção para o Fenata, todos os espetáculos serão acompanhados por um júri composto por um representante da UEPG e dois diretores de teatro de Curitiba. PROGRAMAÇÃOSerão quatro espetáculos infantis e quatro adultos. A programação começa no dia 21, às 14 horas, no Cine-Teatro Ópera, com a peça “Um, dois, três... era uma vez”, encenada pelo grupo Palhaçaria, de Castro. À noite, no Cine-Teatro Ópera, será a vez do grupo Animathéia,da Lapa, apresentar a peça “O cordel do amor traído”.No dia 22, às 14 horas, no Cine-Teatro Ópera, a Cia. Impacto em Cena, de Palmeira, apresenta a peça “Os saltimbancos”. E às 20 horas, também no Ópera, a mesma companhia apresenta “Palhaços”.O festival segue no dia 23, às 14 horas, no Cine-Teatro Ópera, com a peça “As flores de Dom Jardim”, com a companhia Santo de casa também faz milagre, de Ponta Grossa. À noite o espetáculo ficará por conta do grupo Ir a Ti, de Irati, com a peça “Morte e vida Severina”. No último dia do festival serão apresentadas, às 14 horas, no Salão da Igreja Nossa Senhora de Fátima, da Vila Cipa, a peça “Um conto para a nossa história”, com o grupo Arte e Manha, de Guarapuava. E a apresentação que encerra o festival, às 20 horas, no Ópera, é “Marvado Chifre”, do grupo Pau e Corda, de São Mateus do Sul.