HOSPITAL REGIONAL: edital será assinado nesta terça

Será assinado nesta terça-feira, dia 22, às 15h, o edital de licitação para as obras do Hospital Regional de Ponta Grossa. Ao todo, as obras devem custar algo próximo a R$ 17 milhões, recurso aliás já disponível, conforme frisa o prefeito Pedro Wosgrau Filho. O edital será assinado durante evento na área que abrigará o Hospital Regional, no campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Estarão presentes os secretários de Estado do Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Neto, e da Saúde, Cláudio Murilo Xavier. Segundo o prefeito Wosgrau Filho, a abertura do processo licitatório “nos aproxima mais dessa importante conquista para nossa cidade e nossa região”. Wosgrau voltou a destacar o impacto que esse hospital terá no sistema de saúde da região: “teremos condições de ampliar em muito a oferta de internamentos e procedimentos de diversos tipos”, avalia: “é mais um passo para termos saúde de alto nível para a comunidade regional”.O chefe do Executivo municipal lembrou que foi assinado no começo deste mês, pelo governador Roberto Requião, decreto que abriu um crédito suplementar ao Orçamento Geral do Estado, no valor de R$ 17 milhões. Esse recurso será utilizado para a construção do Hospital Regional. Wosgrau lembrou, na ocasião, que a abertura desse crédito suplementar “garante a viabilidade financeira da obra inteira, que sempre foi a nossa meta e, na realidade, com o que havia se comprometido o governador Requião”. Wosgrau destacou ainda que o decreto cumpre todas as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ou seja, antes mesmo de ser iniciada a obra, já estão à disposição os recursos para sua conclusão. “O compromisso do governador está integralmente cumprido”, avalia Wosgrau Filho.O próximo passo, que será dado na próxima terça-feira, é o processo de licitação, que será feito pelo governo do Estado, assim como a administração da obra.A disposição do governador do Estado, de construir o hospital regional no município, vem somar aos avanços projetados para a Saúde, anunciados em 2005 e já em fase de implantação.(Box)Como é o hospitalO projeto arquitetônico elaborado pela arquiteta Luciana Valada, de Curitiba, prevê a construção de um prédio com cinco pavimentos, com o formato que lembra uma cruz (se visto de cima) contendo todas as medidas especificadas pelas autoridades médicas e espaços para todos os setores requisitados. A arquiteta, na apresentação que fez ao prefeito, revelou que o projeto é flexível, graças à estrutura modular empregada na concepção. Assim, dos 150 leitos de internamento inicialmente planificados, será possível ampliar – com poucas alterações no layout original – para cerca de 200. Ao todo serão 12 000 metros quadrados de área total, com previsão de um centro de terapia intensiva com 30 leitos exclusivos.No pavimento térreo haverá o acesso normal para um centro de triagem e uma unidade de pronto-socorro, com acesso exclusivo. Da central de triagem os pacientes serão encaminhados para consultórios, pronto-atendimento e serviço de diagnóstico por imagem (com salas para radiografia, tomografia, etc.), com as salas de espera e recuperação.No pavimento superior estão o Centro de Terapia Intensiva (a UTI), a área de administração, um anfiteatro e espaços para apoio a ensino e pesquisa.Os três pavimentos acima, estarão instalados à volta do amplo mezanino, os apartamentos, enfermarias e quartos de isolamento, além de sanitários.