Teatro levará informações sobre cidadania a estudantes

Estará em cartaz de 28 a 30 de agosto, no Cine-Teatro Ópera, a peça “Alô, alô Brasil”, direcionada a estudantes de 7ª e 8ª séries e ensino médio. Projeto educacional do Sesi, a peça vem a Ponta Grossa com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Núcleo Regional de Educação. O projeto tem o objetivo de educar adolescentes e jovens através do teatro e, desta vez, o tema abordado é cidadania. As apresentações podem ser acompanhadas gratuitamente por alunos da rede pública. As escolas interessadas devem agendar dia e horário pelos telefones 3901 1588, na Secretaria de Cultura, ou 3225 7373, no Núcleo de Educação.Escrita por Anna Zétola e Luciana Narciso, a peça possui 12 cenas e tem duração de 45 minutos. Estarão no palco cinco atores do grupo de teatro Atuafesp Empresarial, que se alternarão em vários papéis durante as apresentações.Devido à complexidade e subjetividade do termo cidadania, surgirão na trama situações que remetam os jovens a questões como representação política, voto responsável, patrimônio público, cooperação social, conceitos de justiça e lei, contribuição fiscal, tráfico de entorpecentes, camelôs, contrabando, violência, investimento na qualidade da educação, direitos do consumidor, liberdade de expressão, preconceitos.A produção do espetáculo utiliza uma estética especialmente voltada para que os jovens possam se identificar, com diálogos bem humorados e recursos multimídia. A trama será desenvolvida tendo como “pano de fundo” uma pequena ilha, representando o Estado, onde problemas e soluções surgem a cada momento.O espetáculo tem a direção geral de Anna Zétola, direção de movimento de Mauren Esmanhotto, figurinos e preparação de elenco de Álvaro Bittencourt, cenários de Paulinho Maia, design gráfico e animação de vídeos de Guilherme Caldas, iluminação de Anry Aider, trilha sonora de Edson Borth, produção executiva de Zétola Atelier de Artes e assistência de produção de Sílvia Tabaca. Participam do elenco Adolfo Pimentel, Rafael Magaldi, Fabiana Pifer, Aline Troiani e Johny Nogueira.PROGRAMAÇÃO – “Alô, alô Brasil”28/0816h (7ªs e 8ªs Séries)19h30 (Ensino Médio)29/089h (Ensino Médio)10h (Ensino Médio)14h (7ªs e 8ªs Séries)À noite – Bate papo com atores e alunos dos cursos de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Núcleo de Educação30/0810h (Ensino Médio)LOCAL: Cine-Teatro ÓperaAGENDAMENTO: 3901 1588 (Secretaria Municipal de Cultura) ou 3225 7373 (Núcleo de Educação)