Comunidade rural - Sistema de Abastecimento de Água irá beneficiar mais de 200 famílias

A fim de minimizar os problemas gerados pela falta de água nas comunidades rurais do município, o prefeito Pedro Wosgrau Filho e o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi, assinaram na tarde desta quinta-feira (24), na Prefeitura, as ordens de serviço para a implantação do Sistema de Abastecimento de Água em quatro localidades. As empresas Martins Engenharia e Rivadávia Klock serão as responsáveis pelas obras. “É uma satisfação atender a reivindicação dessas comunidades”, destacou Wosgrau. O sistema será implantado nas localidades de Conchas Velha (Uvaia), Roça Velha (Itaiacoca), Tabuleiro (Guaragi) e Sete Saltos de Cima (Itaiacoca). Também foi anunciada a reimplantação do sistema na colônia Taquari dos Polacos (Uvaia). As cinco localidades terão água tratada, totalizando 29 quilômetros de rede de distribuição, que beneficiarão mais de 210 famílias, ou seja, mais de mil pessoas. “A população do meio rural vem passando por dificuldades há algum tempo, com queda de rentabilidade, instabilidade do clima e, ainda, a longa estiagem de 2006, que vem afetando o abastecimento de água nas propriedades, tanto na qualidade como na oferta”, enfatizou Bianchessi. O secretário frisou que a implantação do sistema faz parte da linha de ação da administração municipal. “A partir dessa implantação, a comunidade rural terá segurança na oferta de água, que é tão importante para essa população”, completou. Segundo ele, o sistema será implantado em outras localidades a partir do próximo ano.O projeto é desenvolvido pelo governo municipal, em parceria com o governo do Estado, através da Sanepar, do programa Paraná 12 Meses e da Emater, e Agência Reguladora de Águas e Saneamento (Aras), totalizando investimentos de aproximadamente R$ 300 mil, sendo quase R$ 200 mil da administração municipal.Representantes das comunidades rurais beneficiadas também participaram da solenidade de assinatura. “A comunidade espera ansiosa por esse sistema, pois todos precisam de uma solução para o problema da falta de água”, ressaltou Antenor Balzer, presidente da Associação de Moradores de Conchas Velha. Segundo ele, mais de 84 famílias de pequenos agricultores vivem na região e a maioria utiliza a água do único poço do local. “Cada um puxa do jeito que dá, de carroça, trator, bicicleta ou até mesmo a pé”, contou.SISTEMAO Sistema de Abastecimento de Água nas comunidades rurais consiste em um poço ou uma mina, avaliados e aprovados pela Sanepar, uma casa de tratamento de água, um reservatório e a tubulação ou rede de distribuição. De acordo com Patrícia Gerlinger Striquer, diretora do Departamento de Infra-estrutura e Desenvolvimento Rural da Secretaria Municipal de Agricultura, a implantação ocorrerá de forma diferenciada em cada uma das localidades, tendo em vista que algumas já contam com parte da estrutura instalada e outras não. Ela explica que, após a conclusão das obras, o sistema é repassado para a comunidade, que fica responsável pela sua manutenção. As obras terão início já na próxima semana e o prazo máximo de conclusão é de cinco meses.