Autorizada a criação de EADI em Ponta Grossa

O prefeito Pedro Wosgrau Filho foi informado, no início da tarde de ontem (sexta, 25), pelo delegado da Receita Federal, Fernando Celestino Saraiva, de que com a edição de uma Medida Provisória pelo presidente da República, em data de ontem, está tecnicamente aberto o caminho para que seja instalada uma Estação Aduaneira do Interior (EADI) em Ponta Grossa, o chamado “porto seco”. Segundo Wosgrau, essa perspectiva é “extraordinária”, porque vai representar um incremento significativo tanto na geração de empregos quanto de impostos para o município. “É a certeza de que vamos acelerar nosso desenvolvimento econômico”, resumiu Wosgrau, para quem a fórmula adotada pela Presidência da República, com essa MP, simplesmente liberando a criação dos portos-secos – que não precisarão se submeter a processo de licitação – é bastante animadora. Wosgrau destacou que assim como novas empresas, a começar pela operadora do porto-seco, a Estação Aduaneira também vai permitir a geração de um número significativo de novos empregos tendo, como conseqüência, a geração de mais impostos. “Todos ganham: as empresas já instaladas na cidade que trabalham com exportação e importação, os trabalhadores que terão novas oportunidades e a comunidade, pois a administração municipal terá novos recursos para atender às demandas sociais”.Para a secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, a Estação Aduaneira de Interior, para Ponta Grossa, será um “benefício importante, em termos de recolhimento de impostos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da cidade. Além disso, vai permitir a agilização das operações de importação e exportação, que facilitará bastante a atuação das empresas que trabalham com comércio exterior”.O que há necessidade – completa Liliana – “é a iniciativa privada que precisa de apresentar para instalar a Estação Aduaneira na cidade”.