Saúde prorroga até sexta vacinação contra a pólio

A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a vacinação contra a poliomielite até a próxima sexta-feira (1º). A cobertura da segunda etapa da campanha, realizada no sábado (26), ficou abaixo da meta prevista. Foram vacinadas 25.196 crianças em Ponta Grossa, sendo 22.701 pertencentes à faixa etária de zero a cinco anos incompletos – o que corresponde a 78% do público alvo. De acordo com a enfermeira Úrsula Kemmelmeier, integrante da coordenação local da campanha, a meta é vacinar na cidade pelo menos 95% do público alvo, ou seja, 27,5 mil crianças menores de cinco anos.Segundo Úrsula, entre as crianças menores de um ano a cobertura chegou a 93,2%. “Conclui-se que os pais têm a preocupação de vacinar os filhos pequenos e, por algum motivo, acreditam que as crianças maiores já estejam imunes, o que não é verdade”, considera a enfermeira. A meta também não foi atingida em outras cidades do Paraná, onde o índice geral ficou em 80% do público alvo, por isso a campanha está sendo prorrogada em todo o Estado até sexta-feira.A fim de estimular a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde antecipou a campanha em uma semana, nas unidades básicas de saúde, mas a iniciativa não teve o retorno previsto. A prorrogação segue até sexta-feira e a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde, em seus horários normais de funcionamento. Mais uma vez, Úrsula reforça a importância das crianças serem levadas para tomar a gotinha. “É fundamental que a meta de cobertura seja atingida, caso contrário há risco de reintrodução do vírus Selvagem, transmissor da pólio”, alerta a enfermeira, advertindo que não haverá nova prorrogação da campanha. POLIOA poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características: flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. A doença foi de alta incidência no país em anos anteriores, deixando centenas de deficientes físicos. Desde 1994, encontra-se erradicada no Brasil em virtude das ações de imunização e vigilância epidemiológica.VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO2ª etapa – Ponta Grossa25.196 crianças vacinadas22.701 menores de 5 anos – 78% do público alvoMETA27.500 menores de 5 anos – 95% do público alvoPRORROGAÇÃO – até sexta-feira (1º de setembro)