Prefeitura capacita funcionários da Casa da Memória

A Prefeitura, através das secretarias de Qualificação Profissional e de Cultura, realiza nesta terça-feira (29), às 15h30, a entrega de certificados a dois funcionários da Casa da Memória que realizaram o curso de Laboratorista Fotográfico. Ministrado pelo professor Thompson Von Agner, do Cescage, o curso capacitou os alunos para procedimentos necessários para a recuperação de acervo e de revelação de negativos antigos. Segundo a diretora da Casa da Memória, Elizabeth Johansen, o local possui um acervo de aproximadamente 45 a 50 mil negativos do início do século passado. “A partir de agora, poderemos iniciar o processo de revelação, disponibilizando as imagens em nosso arquivo”, comemora.O curso capacitou os funcionários para fazer a revelação de negativos preto e branco, de negativos por projeção e de negativos por contato, ampliar totalmente ou parcialmente negativos e, ainda, analisar e realizar tapagens ou queima seletiva nas imagens produzidas. “São poucas as instituições municipais que contam com esse tipo de acervo e com profissionais qualificados para trabalhar nessa área”, enfatiza Elizabeth. O curso teve duração de 10 horas e foi realizado na própria Casa da Memória, onde já existe um laboratório fotográfico equipado. Antes da capacitação dos funcionários, profissionais free-lance eram chamados para o trabalho de revelação, tendo em vista que o acervo é bastante procurado por pesquisadores. A diretora destaca que, além de disponibilizar o material no arquivo, a formação dos profissionais reduz o risco de danos dos negativos.