Saúde entrega 60 mil escovas do Programa Higiene Bucal nas escolas

A coordenação do Programa Higiene Bucal nas Escolas, lançado em março pelo governo municipal, encaminhou às escolas da rede municipal de Educação a segunda remessa do ano do kit utilizado pelas crianças. São 60 mil escovas de dentes e 30 mil cremes dentais para a continuidade do programa durante o segundo semestre. Aproximadamente 30 mil alunos, matriculados nas escolas, Centros Municipais de Educação (CMEI’s) e Centros de Educação Infantil receberam o kit, contendo duas escovas – uma para utilização na escola e outra em casa – e um tubo de creme dental para uso na escola. “O programa consiste numa ação preventiva e, em saúde, prevenir é melhor que remediar”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Alberto Olavo de Carvalho.A redução de doenças dentárias e a queda no índice de cáries são os principais objetivos do programa. Segundo Vânia Palermo, diretora do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde e coordenadora do programa, a iniciativa é de cunho educativo. “A meta é que a criança adquira o hábito saudável da escovação e da higiene bucal, tornando-se auto-suficiente neste aspecto”, explica.A implantação da escovação dentária em todas as escolas municipais e CMEI’s visa despertar na criança a preocupação com a saúde bucal e os cuidados diários que ela exige, para que permaneça mais tempo com os dentes naturais. A escovação é a maneira mais efetiva de remoção da placa bacteriana, por isso é a melhor forma de prevenir problemas odontológicos. De acordo com Vânia, os resultados do programa aparecem a médio prazo, mas é importante que a escovação não seja interrompida para que os índices sejam satisfatórios. O uso do flúor, periodicamente, complementa a ação nas escolas.