Supermax vai abrir 800 novos empregos em PG

Com um investimento de R$ 20 milhões, e abrindo 800 empregos diretos, a Supermax Brasil instala unidade em Ponta Grossa em meados de 2007. O anúncio foi feito ontem pelos diretores da empresa ao prefeito Pedro Wosgrau Filho, durante audiência no início da tarde, de que participaram ainda a secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo e o cartorário Valter Sâmara. A nova empresa, que se instalará nas proximidades do Contorno Leste, a dezenas de metros da rodovia BR 376, vai produzir luvas cirúrgicas estéreis, para abastecer tanto o mercado nacional como atender às demandas, pela ordem, dos países do Mercosul, da América Latina e, eventualmente, dos Estados Unidos e do Canadá. Esses novos mercados seriam alcançados numa segunda fase, resultante de uma já projetada ampliação, que vai também duplicar a oferta de empregos diretos, saltando de 800 para 1 600 novas vagas. Sérgio Schemberk, diretor comercial da Supermax Brasil, e João Schemberk, diretor financeiro, anteciparam ontem ao prefeito Wosgrau Filho e à secretária Liliana sua decisão de instalar em Ponta Grossa essa unidade fabril. Os dois creditaram a escolha da cidade, além da posição estratégica e das condições estruturais, também à disponibilidade de mão-de-obra qualificada e ao convite formulado pelo cartorário Sâmara.A estimativa é de que sejam fabricados dez milhões de pares de luvas cirúrgicas a cada mês, com a fábrica em plena produção. Hoje, explica Sérgio Schemberk, a Supermax produz, numa unidade em Curitiba, luvas de procedimento (como as usadas por dentistas) atendendo a 55% do mercado nacional, se apresentando ainda como a maior importadora de matéria-prima e também a maior produtora brasileira de luvas de látex.Há dois anos, a Supermax foi convidada a instalar sua nova fábrica em Campo Mourão, mas acabou optando por Ponta Grossa, ao conhecer as potencialidades da cidade e os incentivos concedidos.A unidade da Supermax em Ponta Grossa será construída através de uma joint-venture entre a Supermax Brasil e a Supermax Corporation Berhard, da Malásia, tida como a maior produtora mundial de luvas de látex. A empresa exporta seus produtos para 190 países, Brasil incluído. Toda a matéria-prima – látex, basicamente – será importada da Malásia. A produção brasileira desse material, segundo os diretores da empresa, não supre sequer as 30% da demanda nacional, exigindo a importação, embora haja planos de incrementar a produção de látex, outra vez, no país.As máquinas para produzir os dez milhões de pares mensais de luvas de látex virão da China, embora já esteja em estudos a formação de uma rede de suprimentos local. Uma das possibilidades é a obtenção de moldes de cerâmica junto às empresas de Campo Largo.A linha de produção das luvas é composta basicamente de uma esteira com quase trezentos metros de extensão, na qual estão fixados os moldes cerâmicos, que são preenchidos com látex e submetidos à vulcanização e a um processo de mudanças bruscas de temperatura e lavagem.Embora a instalação da unidade em Ponta Grossa já esteja definida, e os projetos (com know-how malaio e equipe técnica também daquele país) em andamento, a assinatura do protocolo de intenções deve acontecer em setembro, provavelmente com a presença do CEO (Chairman Executive Office, o equivalente nas empresas de capital aberto ao cargo de presidente) da Supermax Corporation Berhard, Stanley Thai.(Box 1)A futura unidade da Supermax• início da implantação 1a fase: primeiro semestre de 2007• faturamento bruto estimado: R$ 6 milhões/mês• produção 1a fase: 10 milhões de pares de luvas/mês• empregos diretos 1a fase: 800• empregos diretos 2a fase (total): 1 600• investimento inicial: R$ 20 milhões• capital: joint-venture brasileiro-malaia• localização: Contorno Leste, zona Sul(Box 2)O que é a Supermax BrasilA Supermax Brasil iniciou suas atividades em novembro de 2000, através da fusão entre a Vaticano Importadora e a Supermax Corporation Berhard da Malásia. Esta união foi consolidada visando a importação e distribuição de luvas de qualidade para toda a América Latina.Para atingir essa meta, a Supermax Brasil conta hoje com uma rede ampla e bem estruturada de representantes espalhados por todas as regiões brasileiras, bem como uma equipe comercial interna altamente capacitada.Na Malásia o grupo Supermax Corporation Berhard possui cinco fábricas cuja produção os situa entre os 10 maiores fabricantes do segmento no mundo, exportando seus produtos para os principais países dos cinco continentes.