Cultura abre hoje 6ª edição do ‘Setembro em Dança’

A Secretaria Municipal de Cultura promove nesta sexta-feira (1º), às 20 horas, no Cine-Teatro Ópera, a abertura do 6º Setembro em Dança. A programação segue até o dia 30, com a participação de 26 grupos de dança de Ponta Grossa, além da presença do Ballet Teatro Guaíra, de Curitiba, da Cia. Núcleo de Danças Clássicas Ballet Ativa, de São Carlos (SP) e do grupo Black White Men, de Ponta Grossa, como convidados. “A dança é uma arte que revela a expressão do artista através do movimento do corpo e esse evento irá garantir ao público a contemplação de belos espetáculos”, destaca a secretária municipal de Educação, Elizabeth Schmidt.O ‘Setembro em Dança’ visa divulgar o trabalho de grupos e profissionais de dança que atuam na cidade, com a proposta de levar, durante todo o mês, espetáculos a espaços diversificados – dos tradicionais aos alternativos – como teatros, escolas, praças e calçadão. No espetáculo desta noite, após a abertura, se apresentarão 21 grupos e escolas de dança da cidade, que trabalham com os mais variados estilos – do balé clássico à dança contemporânea, dança de rua, expressão corporal, dança do ventre e danças folclóricas. A entrada é franca.A partir deste sábado (2), a programação incluirá apresentações e oficinas, envolvendo projetos da própria secretaria, como o “Quarta Cultural” e “O bairro vai ao Ópera”.BALLET GUAÍRANo dia 15 de setembro, aniversário de Ponta Grossa, a Secretaria Municipal de Cultura traz à cidade o Ballet Teatro Guaíra, com os espetáculos “Trânsito” e “O Segundo Sopro”. A apresentação será no Cine-Teatro Ópera, às 20 horas, e os convites devem ser retirados antecipadamente na secretaria de Cultura (Mansão Vila Hilda).Também acontece durante o ‘Setembro em Dança’ a terceira fase da Oficina de Dança Educação e Concepção Coreográfica, de 4 a 10 de setembro, e as oficinas de Alongamento e de Ballet Clássico Intermediário, Pás-de-deux e Técnica em Pontas, de 22 a 24 de setembro.Os espetáculos do ‘Setembro em Dança’ terão entrada franca, com exceção do show de encerramento da programação, no dia 30, no Cine-Teatro Ópera, com o grupo Black White Men, quando os ingressos estarão à venda a R$ 5,00.