Cidade ganha hoje nova escola

O prefeito Pedro Wosgrau Filho e a secretária municipal de Educação, Zélia Maria Lopes Marochi, inauguram neste sábado (2), às 9h, a Escola Municipal “Professora Marta Filipowski de Lima – Ensino Fundamental”. O novo estabelecimento está situado à rua Tucunaré, 1200, no loteamento Jardim Cachoeira, e conta com nove salas de aula e dependências administrativas, totalizando 873,71 m². A escola, lembra a professora Zélia Marochi, foi “planejada, construída e integralmente paga”, pela atual administração. As obras de construção custaram exatos R$ 587.465,00. A inauguração da nova escola permitirá que 150 crianças sejam remanejadas da escola municipal “Dr. Carlos Ribeiro”, onde até agora estavam matriculadas, mas que fica distante de suas moradias, no jardim Cachoeira, deixando-os dependentes de transporte diário por ônibus. Com o início das aulas na nova escola, essas crianças passarão a freqüentar as aulas nas proximidades de suas casas, permitindo também uma aproximação entre o corpo docente e os pais.A HOMENAGEADAA professora Marta Filipowski de Lima, que empresa seu nome à nova unidade da rede municipal de ensino, nasceu em Cândido de Abreu em 1941 e faleceu em Ponta Grossa, em 2005. Formada pela Escola Normal de Santana, em Ponta Grossa, iniciou sua carreira como professora em 1963 em Harmonia, hoje município de Telêmaco Borba. Em 1966, transferiu-se para Ponta Grossa, onde passou a lecionar. Em 1980, passou a dar aulas na escola municipal Paulo Grott, lá permanecendo até sua aposentadoria, em 2004. Sempre preocupada com a oferta de uma educação com qualidade, a professora Marta Filipowski de Lima se notabilizou pelo empenho em apoiar seus alunos em eventos, assim como pela aproximação da comunidade ao cotidiano escolar e pela implantação da horta escolar, nas unidades em que lecionou.