Instituto João XXIII recebe posse definitiva de imóvel

O prefeito Pedro Wosgrau Filho assinou ontem (sexta, 1°) documento estabelecendo a retirada das cláusulas de inalienabilidade, impenhorabilidade e irretratabilidade de um imóvel cedido pelo município ao Instituto João XXIII. Com esse gesto, efetivou a transferência integral de todos os direitos sobre uma área de 48 800 metros quadrados, doada em 1983 pelo município à Escola Profissional Padre João Piamarta, mantida pelo Instituto. Apesar da retificação – já comunicada ao Registro de Imóveis, para ser averbada na matrícula do terreno – ficam mantidas outras condições da doação, em especial a que estabelece que ele deve ter finalidade social. Participaram da solenidade, além do prefeito Pedro Wosgrau Filho e do chefe de Gabinete, David Pilatti Montes, os padres Livio Bosetti, superior da Congregação da Sagrada Família, e Ivo Nardelli; o presidente do Instituto João XXIII, José Geraldo Berger; o presidente da Câmara Municipal, Delmar José Pimentel; o vereador Alessandro Lozza de Moraes.A retirada das cláusulas que impedem a penhora ou venda dos imóveis doados para entidades filantrópicas ou assistenciais foi autorizada por lei municipal decretada pela Câmara em agosto passado, dentro da previsão estabelecida pela Emenda à Lei Orgânica do Município 45, de maio último. Essa emenda à Lei Orgânica, no entanto, fixa como condições para a retirada de tais cláusulas o transcurso de 20 anos da doação e a exigência de, até a data do cancelamento, não ter sido modificada sua destinação originalmente estabelecida.Durante o ato oficial, na tarde de ontem, o prefeito Wosgrau Filho lembrou que por oito anos foi presidente do Instituto, e que tem “muita satisfação” em poder atender a uma reivindicação antiga da instituição. O padre Lívio, por seu turno, disse que a comunidade que ajuda a manter o Instituto “fica muito contente” com a atitude do município, e que a data de ontem deveria ser marcada “de forma especial”, não apenas por permitir a ampliação do suporte financeiro obtido junto à Comunidade Européia, mas “por ser um sinal da confiança de Ponta Grossa em nossa instituição, nos padres que a dirigem e nas atitudes que tomamos”. A medida tomada pelo município, explica padre Lívio, “foi um benefício imenso à nossa entidade”. Em resposta, Wosgrau Filho disse que “quem deve agradecer é a cidade, pelo muito que o Instituto João XXIII tem feito”.O presidente da Câmara, Delmar Pimentel, mencionou que todos os vereadores, independente de partido, apoiaram a proposta do município e colaboraram, agindo prontamente, para aprovar a autorização necessária. Segundo ele o Instituto João XXIII é “uma organização séria, que é um exemplo para Ponta Grossa”, principalmente por “seu tato de pegar e educar as crianças, e fazer delas cidadãos decentes”.Instalado à rua Padre João Piamarta, na vila DER, o Instituto abriu suas portas no dia 8 de fevereiro de 1976, tendo atendido, desde então, milhares de jovens carentes – como faz até hoje.Atualmente, são atendidos cerca de 300 adolescentes, com cursos profissionalizantes e ações em contraturno escolar. Desses 300, 130 estão em regime de internato.O Instituto oferece hoje, para os adolescentes, cursos de idiomas, informática, eletricidade, horticultura e técnicas agrárias em geral, pedicure, manicure e, para as mães, corte e costura.