Saúde orienta população sobre confecção do Cartão SUS

Com a proposta de organizar a rede de serviços de saúde nos municípios, estados e no âmbito nacional, o Ministério da Saúde implantou o Cartão Nacional de Saúde para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O cadastramento teve início em 2001 e acontece de forma ininterrupta, ou seja, o usuário pode se cadastrar a qualquer momento. No entanto, a Diretoria de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde alerta que alguns estabelecimentos hospitalares já estão exigindo o cartão SUS para internamentos, exames e cirurgias. “É importante que todas as pessoas façam o cartão para poder utilizar todos os serviços oferecidos pelo sistema”, explica a diretora do setor, Ângela Barcz.No entanto, Ângela adverte que as pessoas devem evitar a correria. “O cartão pode ser feito a qualquer momento e esta é uma ação continuada”, reforça. Em Ponta Grossa, a população pode procurar a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, no prédio da Prefeitura (2º subsolo), ou nas unidades básicas de saúde Adam Polan, do bairro Palmeirinha, Egon Roskamp, do núcleo Santa Paula, e Antero de Melo, do núcleo Rio Verde. Nos casos emergenciais, o usuário pode procurar qualquer unidade de saúde do município para a emissão do cartão.DOCUMENTOSPara a confecção do cartão SUS, o usuário deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No caso de menores de idade sem RG, deve ser apresentada a certidão de nascimento. Devem ser apresentados os documentos originais. O cartão provisório fica pronto na hora e, na seqüência, o usuário receberá seu cartão definitivo, com o mesmo número.De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo fundamental do Cartão Nacional de Saúde é possibilitar ao SUS a capacidade de identificação individualizada dos usuários. Para tanto, está sendo constituído o Cadastro de Usuários do SUS, onde cada cidadão terá um cartão identificador que facilitará seu acesso ao Sistema.O cartão pode ser utilizado em todo o território nacional e, a partir do cadastramento e da emissão do cartão, será possível identificar o usuário em todos os seus contatos com o SUS e acompanhar a sua evolução dentro do sistema, com efeitos na atenção individual e no planejamento das ações de saúde, segundo prevê o MS.Mais informações podem ser obtidas na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, pelo fone 3901 1409.