Começa hoje o 12o Rodeio dos Rodeios

Começa hoje o mais tradicional evento campeiro dos Campos Gerais. O Centro Agropecuário de Ponta Grossa sedia, a partir desta quinta-feira, a 12a edição do Rodeio dos Rodeios, que contará com provas de laço, gineteadas, acampamento campeiro, leilões e baile. Serão distribuídos, segundo o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Sidney Bianchessi, mais de R$ 50 000 em prêmios, entre eles um carro zero quilômetro. O evento, promovido pela 2a Região do Movimento Tradicionalista do Paraná e pela prefeitura municipal, tem ainda o apoio da Paraná Esporte. A abertura oficial está programada para as 10h de sábado, dia 9, na pista de laço 1, com a presença de autoridades civis e tradicionalistas de todo o Estado. Desde ontem, no entanto, já começaram a chegar as caravanas dos Centros de Tradições Gaúchas.A programação será aberta, nesta quinta-feira, com uma alvorada campeira, às 7h, seguida do hasteamento das bandeiras, às 8h. Logo depois será aberta a Secretaria Campeira para inscrições. O primeiro troféu em disputa será justamente o Troféu Cidade de Ponta Grossa, na disputa de laço individual, a partir das 14h. O vencedor receberá o troféu, às 18h, das mãos do prefeito Pedro Wosgrau Filho, e também entregando a pista iluminada. No momento da premiação, haverá desfile dos CTGs participantes, sempre na pista de laço 1. Logo depois, haverá a prova de laço dupla (vaca gorda), na mesma pista.A sexta-feira, que começa de novo com a alvorada campeira às 7h, terá provas de laço pela manhã e à tarde. No sábado serão disputadas as provas de laço por equipe, nas categorias Patrão, Capataz de Equipe, Veterano, Pai e Filho, Individual, Dupla e Prenda Adulta. Também no sábado, no período da tarde, serão as provas de Laço Piá (para ginetes até 12 anos) e Laço Guri (até 15 anos), e ainda as provas de Laço Vaca Parada. À noite, o Centro Agropecuário recebe as provas de Laço Dupla (com um carro 0 km de prêmio) e as de Rédea, nas categorias Piá, Guri e Adulto, e ainda as provas de Cepo e Gineteada em Cavalo.O domingo começa mais cedo para os participantes, com alvorada às 6h. Às 7h começam as armadas oficiais e, ao meio-dia, a entrega do carro ao vencedor da prova de Laço Dupla. Depois do almoço haverão provas de Laço Vaca Parada, Chasque, Rédea (modalidade desafio) e Gineteada em Cavalo. Todos os prêmios, dessas disputas, serão entregues aos vencedores às 18h.ARTÍSTICAAlém da programação campeira, o Rodeio dos Rodeios tem ainda um forte programa artístico, que começa às 14h de sábado. O palco 2 do Centro de Eventos vai receber as apresentações, que serão abertas com declamação peão e prenda, nas categorias mirim, juvenil e adulto.O Palco 1, no salão grande, recebe as categorias Gaita de Botão (mirim, juvenil e adulto), Gaita Piano (mirim, juvenil e adulto), Gaita de Boca, Violão Solo, Causo, Intérprete Solista Vocal Peão e Prenda (mirim, juvenil e adulto) e ainda conjunto vocal.No domingo, reocmeçam as apresentações da Invernada Artística, desta vez apenas no Palco 1. Serão apresentada danças tradicionais, nas categorias Xirú, Mirim, Juvenil e Adulto.Para sábado está programado o leilão de eqüinos multi-raças, no pavilhão de pequenos animais, em promoção da Sociedade Rural dos Campos Gerais, a partir das 20h.O programa contempla ainda o Baile do 12o Rodeio dos Rodeios, com o conjunto “Os Serranos”, a partir das 23h no sábado e, no domingo, Missa Crioula celebrada às 10h30 pelo padre Edivino Sicuro.Coordenadores esperamcerca de 50 000 visitantesDe acordo com o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi, perto de 50 000 visitantes e participantes são esperados até o domingo, no Centro de Eventos. Além disso, o evento vai permitir o resgate de um espaço, na agenda tradicionalista, que estava aberto há 11 anos. E, lembra Laertes, sendo aos poucos conquistado por cidades da região. “Estamos muito otimistas com essa nova fase do Rodeio dos Rodeios”, admite o secretário, lembrando que seu retorno “era não só esperado mas reclamado por toda a sociedade. O Rodeio tem um espaço garantido em Ponta Grossa e no Paraná, e a prefeitura oferece as condições para sua realização e para recepcionar bem todo mundo”.Durante onze anos, a realização do Rodeio dos Rodeios foi suspensa em Ponta Grossa mas, em vista da constatação de sua viabilidade e da importância, tanto cultural quanto econômica, e das reivindicações da 2a Região Tradicionalista e dos oito Centros de Tradições Gaúchas de Ponta Grossa, o governo decidiu apoiar essa iniciativa. “No primeiro ano do governo Wosgrau não foi possível, porque nem o Centro Agropecuário contava com a estrutura adequada”, lembra Laertes. Agora, graças a investimentos como a instalação de sistemas de iluminação nas pistas – que serão inaugurados amanhã, às 18h – a retomada foi possível. “Isso faz parte da história de Ponta Grossa”, aponta Laertes.Mas não é só o aspecto histórico que conta. “Um evento desse movimenta desde o comércio de eqüinos, até toda a cadeia do turismo, atraindo muita gente de todos os cantos do Paraná e de outros Estados”. É, assim, “um evento que contribui muito para o turismo e, portanto, para a economia do município”.Com a reestruturação e melhoria do Centro Agropecuário, Laertes diz que a 12a Edição do Rodeio dos Rodeios tem condições de reivindicar a condição de maior rodeio tradicionalista do Paraná. “Nós somos hoje o único município que tem duas pistas para esse tipo de evento, ambas iluminadas, com estrutura para a comissão julgadora, locutores, equipes, e ampliada a estrutura de acampamento, hoje em condições muito melhores do que estava”.O que se vê, garante o secretário, “é que temos a melhor estrutura para o movimento tradicionalista do Paraná”. Ele também estima que a partir do Rodeio dos Rodeios será possível alavancar diversos outros eventos, também ligados ao comércio de eqüinos.