Wosgrau e Paulo Bernardo anunciam R$ 26,6 milhões para pavimentação de ruas

O prefeito Pedro Wosgrau Filho recebeu na manhã desta sexta-feira (8), em seu gabinete, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que anunciou oficialmente durante uma entrevista coletiva à imprensa a aprovação de aproximadamente R$ 20 milhões de reais para pavimentação de ruas em Ponta Grossa. A verba, que gira em torno de US$ 9 milhões, será liberada através de um financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A contrapartida do município ficará em torno de R$ 6,6 milhões, totalizando R$ 26,6 milhões em investimentos. “A pavimentação de linhas de ônibus é uma das prioridades de nosso governo, pois sabemos que essa é uma das grandes necessidades do município”, afirmou Wosgrau.Segundo o ministro, apesar da liberação ser negociada em dólar, o contrato será firmado em reais, o que irá garantir mais segurança ao município, tendo em vista a oscilação da moeda americana. A taxa de juros ainda está sendo discutida e deve ser fechada em 10% ao ano. O ministro informou ainda que os contratos devem ser assinados via Caixa Econômica Federal.Bernardo comentou que essa linha de financiamento viabiliza uma linha complementar de recursos para o atendimento da infra-estrutura dos municípios. Com três anos de carência, o prazo para o pagamento do empréstimo deve ficar perto de 20 anos. A minuta com o valor total do financiamento do BID segue ainda para aprovação do Senado. Em virtude do trâmite burocrático, os recursos para Ponta Grossa devem ser liberados no primeiro trimestre de 2007.OBRASWosgrau comemorou a conquista e afirmou que a Prefeitura já contratou uma empresa para a elaboração de um projeto técnico para a pavimentação de linhas de ônibus da cidade, a fim de desenvolver um cronograma com base técnica, beneficiando a população em geral. A liberação dos recursos anunciada nesta sexta-feira possibilitará a pavimentação de cerca de 25 quilômetros de ruas. O ministro esteve acompanhado da deputada federal Selma Schons, do deputado estadual Plauto Miró Guimarães, do cartorário Valter Sâmara e do vereador Gerveson Tramontim Silveira. Políticos e secretários municipais acompanharam a audiência. Wosgrau destacou a importância da união de todas as esferas políticas para a conquista de melhorias e de recursos para a cidade. Na ocasião, destacou em especial o trabalho da deputada Selma para a liberação da verba anunciada. “A soma de esforços resulta em importantes ações para o desenvolvimento de Ponta Grossa”, enfatizou o prefeito.Foram apresentadas ao ministro diversas reivindicações como a maternidade municipal e mais recursos para infra-estrutura. “A orientação do presidente é atender os municípios e essas reivindicações já estão na nossa pauta”, afirmou Bernardo.