PG retoma treinamento para recepção a turistas

Começam nesta terça-feira, a partir das 19h, as oficinas e palestras de orientação para recepção de turistas em Ponta Grossa, através do projeto “Conhecendo a cidade e informando o turista”, desenvolvido em parceria entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa, através do Departamento de Turismo, e a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Turismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. O projeto, iniciado em setembro do ano passado, tem o intuito de divulgar a importância e o potencial turístico de Ponta Grossa para prestadores de serviços.As aulas nesta segunda etapa acontecem na sala 108 (bloco B) do campus central da UEPG.Desta vez, o público-alvo do projeto são taxistas, frentistas, atendentes de bancas de revistas, policiais militares e servidores da autarquia municipal de trânsito. Na primeira etapa, que transcorreu entre setembro e outubro de 2005, receberam treinamento agentes municipais de trânsito, funcionários da Zona Azul e orientadoras de trânsito.Durante as oficinas, os participantes terão a oportunidade de conhecer a cidade e seus produtos turísticos. No módulo I estarão sendo abordados os atrativos históricos, culturais, naturais e religiosos. Ainda, lendas e manifestações culturais e eventos. Na seqüência, a oficina apresentará os equipamentos e a infra-estrutura de apoio, que engloba hotéis e restaurantes; agências, transportadoras e centros de informações turísticas; bancos, farmácias e hospitais; rodoviária, aeroporto e módulos policiais; entre outros pontos.Os orientandos foram distribuídos em quatro turmas, com aulas que vão até dia 3 de outubro.O projeto consiste basicamente na apresentação de informações sobre o município e a divulgação dos atrativos, equipamentos, serviços turísticos e programação artística e cultural da cidade. O projeto visa ainda propiciar à clientela atendida pelo projeto condições de prestar informações, corretamente, sobre as opções turísticas e serviços oferecidos na cidade. “Com isso, a meta é buscar o aumento do tempo de permanência dos turistas no município e na região”, destaca Márcia Dropa, diretora do Departamento de Turismo, da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.São parceiros do projeto o Convention & Visitors Bureau e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares dos Campos Gerais.