Wosgrau oficializa implantação de Associação dos Profissionais do Vestuário

“Aqui está nascendo o pólo de confecções de Ponta Grossa”. Com essa afirmação, o prefeito Pedro Wosgrau Filho oficializou a implantação da Associação dos Profissionais do Vestuário de Ponta Grossa – Aprovest -, na tarde desta segunda-feira (11). Instalada no Terminal de Transporte Coletivo de Uvaranas, a Aprovest conta inicialmente com 47 associados, e atuará como facção. “A área de confecções cresce em torno de 20% ao ano no Brasil, há um grande campo a ser explorado e milhares de empregos podem ser gerados”, afirmou Wosgrau. E é com essa perspectiva que a Aprovest inicia suas atividades. “A associação é uma possibilidade para a gente começar e isso é muito bom”, comentou a associada Raquel Camargo, que fez o curso de Operador de Máquinas para Costura e atualmente cursa o segundo módulo, através do curso de Operador de Máquinas Especiais, ambos ofertados por meio do Programa Municipal de Qualificação Profissional do Setor de Vestuário e Confecções.De acordo com o secretário municipal de Qualificação Profissional, Luiz Simão Staszczak, além da capacitação, a colocação das pessoas no mercado de trabalho, bem como a geração de renda e o incentivo ao empreendedorismo sempre foram metas deste governo municipal. “A partir de agora, a formação de uma cooperativa pode ser o próximo passo”, ressaltou.Segundo o diretor de Geração de Emprego e Renda da secretaria, Nelson Canabarro, a expectativa de renda mensal para cada associado da Aprovest é de R$ 800. “Essa estimativa vale para quando a associação estiver em plena atividade e representa o dobro do salário de uma costureira”, comentou. A produção mensal deve chegar a 40 mil peças por mês. Os associados trabalharão em sistema de rodízio, num total de 16 horas.APOIOPara o presidente da Aprovest, Lizias de Andrade Ribas – um dos principais idealizadores do projeto –, o apoio da administração municipal foi fundamental. “Agradeço ao senhor prefeito, pela sua sensibilidade em atender aos anseios da população”, disse. Para ele, a expectativa é de que a produção cresça a cada dia. “Esperamos que muitos negócios apareçam”.A secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Liliana Tavarnaro, salientou que “o dia de hoje representa um grande passo na conquista de um sonho, o sonho de gerar oportunidade de renda e de trabalho”. O presidente da Associação das Indústrias de Confecções de Ponta Grossa – Asicpg –, Sérgio de Paula, destacou a relevância desta iniciativa. “Os empresários do setor agora poderão contar com mão-de-obra de qualidade e o apoio do poder público, não apenas para a implantação da associação, mas também na área de qualificação profissional, é de extrema importância”, ressaltou. A solenidade foi acompanhada por autoridades, empresários do setor e associados.