Rua SILVA JARDIM, Antônio da.

          Ardoroso propagandista da República nasceu em Capivari (RJ), em 18 de agosto de 1869. Iniciou os estudos com o pai, modesto professor, que mantinha um curso primário em Capivari. Mudando-se depois para São Paulo, formou-se pela Faculdade de Direito do Lardo de São Francisco, em 1882. Jornalista desde os tempos de estudante, advogado em Santos, fez conferências republicanas em inúmeras cidades do interior paulista, sempre custeando as despesas de propaganda com seu próprio dinheiro.

          A propósito, refere um cronista que ao receber 500$000 de honorários, em Santos, disse Silva Jardim: “com esse dinheiro vou derrubar a monarquia”. Chegou a apresentar um projeto para a futura bandeira da República e um dos seus mais inflamados discursos foi o que pronunciou em 12 de agosto de 1888, na Sociedade Francesa de Ginástica, do Rio de Janeiro, quando atacou violentamente a Família Imperial: célebres também ficaram os seus ataques pessoais ao Conde d’Eu: tendo este embarcado para o Norte em viagem de serviço à Monarquia, encontrou Silva Jardim no mesmo navio e foi por ele constantemente atacado, durante toda a excursão. Contudo, proclamada a República, nenhum cargo público se concedeu a Silva Jardim, que, desgostoso, em 2 de outubro de 1890 embarcou com a esposa e o filho mais velho para a Europa. Morando em Paris, recebeu do Rio de Janeiro um abaixo-assinado com mais de 3.000 assinaturas pedindo a sua volta. Mas, numa visita a Nápoles, quis escalar o Vesúvio e examinar de perto a cratera imensa; e descuidando-se, nela caiu, desaparecendo para sempre em 1 de julho de 1891.

Luis Claudio Moutinho

Fonte: Novo Dicionário de História do Brasil. Departamento Editorial das Edições Melhoramentos: Cia. Melhoramentos de São Paulo, SP, 1971.p.363.