CLUBE LITERÁRIO E RECREATIVO 13 DE MAIO

          O imóvel que abriga o “Clube 13 de Maio” está situado na Rua Gal. Carneiro n.º 1069, no antigo bairro Corrientes, cujo terreno fora adquirido pela Irmandade do Rosário no século XIX. O Clube foi fundado em 1890 por um grupo de jovens liderados por Lúcio Alves da Silva, Luiz Marias Bento, Cassemiro Cardoso de Menezes, Vidal Branco e José Borges. Esses jovens reuniam-se clandestinamente no casarão do Sr. Ezequiel Barbosa de Almeida, mas, se descobertos eram denunciados pelos brancos que temiam uma rebelião.
          A primeira sede do Clube, foi construída em 1921, em madeira com estuque, o telhado de duas águas coberto de telhas, tinha uma porta ao meio e com janelas contíguas, com frete a rua Theodoro Rosas e esquina com a rua Gal. Carneiro. Neste prédio eram realizadas as festas, os bailes, os desfiles, os carnavais, etc.
          O segundo prédio onde se encontra a sede atual foi construída em 1935, pelo pedreiro Laurentino Neres Fagundes conhecido por “Deco”, que foi presidente da entidade e delegado da cidade.