Governo entrega CAPS - TM

“Estamos dando mais um passo para cumprir nosso compromisso de deixar a cidade melhor e oferecer um serviço de saúde digno”, declarou ontem (13) o prefeito Pedro Wosgrau Filho, ao inaugurar o Centro de Atenção Psico-social – Transtornos Mentais, em concorrida solenidade, no final da manhã. Além do CAPS, o segundo a entrar em funcionamento (o primeiro foi o CAPS Álcool e Drogas) Wosgrau listou como realizações de impacto o início das operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a instalação do Hospital São Camilo e, especificamente na área de saúde mental e a mudança do ambulatório de saúde mental, que foi sensivelmente ampliado. Wosgrau Filho também destacou o fato de o CAPS – TM instalar-se num prédio histórico, reformado e restaurado: “falam que eu não dou atenção ao patrimônio histórico mas isso não é verdade. Em nossa primeira gestão, investimos para recuperar e restaurar a capela do antigo hospital 26 de Outubro – hoje Centro de Ação Social – que estava abandonada e ameaçada. E ainda esta semana formalizamos a preservação de 28 000 hectares de áreas com araucárias e campos nativos, na APA [Área de Proteção Ambiental Municipal das Araucárias]”. No entanto, disse o prefeito, “embora valha a pena preservar, nossa primeira preocupação é com o cidadão. A partir de segunda-feira, quando chegarem as pessoas que querem atendimento, e receberem o atendimento esperado”, o município estará cumprindo seu papel. “Queremos criar espaços para que a saúde possa prestar o atendimento devido, mas o principal é o pessoal atender bem, com dedicação, com carinho”, avaliou.O prefeito aproveitou a oportunidade e listou os investimentos que o governo vem fazendo na área da saúde, dando ênfase para o que chamou de “parceria vital” com o governo do Estado. “Sem esse apoio, não estaríamos já licitando o Hospital Regional, concluindo a reforma do Hospital da Criança; não teríamos UTI infantil e nem estaríamos, em mais ou menos quatro meses, concluindo as obras do Pronto Socorro”. Para Wosgrau, estão sendo feitas “obras fundamentais e diversificadas, como a informatização, que vai interligar todos os postos de saúde” e o almoxarifado, que vai garantir a entrega de suprimentos em todos os setores e bairros. Mas, advertiu o prefeito, “quando se fala em investimento em saúde não é só prédio: é preciso investir em pessoal, em organização, mas é um desafio que vale a pena quando a gente vê resultado”. Ele lembrou que em alguns setores o governo já obteve avanços significativos, “mas para quem está doente hoje, as condições ainda não são as ideais”. O ideal, para Wosgrau Filho, “é fazer com que na nossa cidade tenha um atendimento digno a toda a população”.CARVALHOO secretário municipal de Saúde, Alberto Olavo de Carvalho, lembrou em seu discurso que muitos servidores e dirigentes da área da Saúde “todos os dias se angustiam, tantos são os problemas”. Ele historiou os problemas verificados no atendimento aos pacientes psiquiátricos, relatando o caos reinante no município, em virtude do fechamento do hospital psiquiátrico Franco da Rocha e da falta de uma alternativa na rede pública. “Sem querer ser bíblico, no princípio era o caos”. Com o fechamento daquele hospital, lembrou, “os portadores de transtornos mentais ficaram literalmente ao deus-dará, porque nada existia”. Em janeiro de 2005, primeiro mês da nova administração, o governo implantou emergencialmente o ambulatório de saúde mental e, logo em seguida, o CAPS Álcool e Droga. “E fomos em busca de tempo e de investimento, que não foi feito antes”, avanço Carvalho. A atual administração, segundo ele, “redirecionou o foco da saúde para o usuário, e busca os investimentos que, se tivessem sido feitos no tempo adequado, teriam evitado que a situação chegasse onde chegou”. O secretário ainda mencionou o avanço que foi a disponibilização de leitos psiquiátricos no Hospital São Camilo, graças a uma ação coordenada pela atual administração e, com a implantação dos CAPS, “dá passos largos para resolver ou minimizar a falta de atendimento aos usuários que precisam”. Até o final do ano, antecipou, haverá ainda uma série de inaugurações na área de saúde.O coordenador da área de saúde mental, Antero Machado de Mello Neto, disse em seu discurso que este 13 de setembro foi de fato um dia importante, um marco histórico para a saúde de Ponta Grossa: com a inauguração do CAPS – Transtorno Mental, será possível “saber acolher a todos que dele precisam, e será um exemplo de como o serviço público poderá ser eficiente”. No setor, explicou Antero, “resolvemos as limitações econômicas com criatividade, aprendendo a nos inventar”. Ele falou também sobre a história da psiquiatria e sua evolução científica, e lembrou que há exatos 50 anos, formava-se em medicina o primeiro psiquiatra a atender em Ponta Grossa, seu avô Antero Machado de Mello, responsável pela criação do primeiro ambulatório de saúde mental estadual e também pela fundação do hospital psiquiátrico Franco da Rocha.