RUA AUGUSTO RIBAS

          Augusto Lustosa de Andrade Ribas, político ponta-grossense nasceu em 27 de agosto de 1847. Cidadão com militância ativa na vida pública desta cidade. No século XIX participou da organização e recepção do Imperador D. Pedro II, e de sua comitiva a Ponta Grossa. Junto a outras lideranças locais realizou a mudança do traçado da Estrada de Ferro do Paraná, cujo trecho afastava se muitos quilômetros do então centro da cidade, um grande feito para a cidade.
          Aos seus esforços e convicções conseguiu que construísse um novo cemitério, Cemitério São José, inaugurado em 12 de outubro de 1890. Também incentivou a prática do hipismo na região. Como congressista representou os cidadãos ponta-grossenses por questões de interesse geral da população. Augusto Ribas faleceu em 20 de julho de 1897. 
          A rua que foi denominada com seu nome liga a zona sul com a zona norte, cruzando o centro comercial da cidade. Outrora esta rua era conhecida como “rua das tropas”. Este nome dar-se-á em função do tropeirismo entre os séculos XVIII e XIX. Na época alguns fazendeiros reclamavam da passagem dessas tropas por suas fazendas. Surgiu então a necessidade de um novo trajeto.  . Esse caminho entrava na cidade, ao sul, pela atual Rua Augusto Ribas (Rua das Tropas) e saía, em direção ao norte, pela Rua Tiradentes e Avenida Rocha Pombo, fazendo a ligação entre Ponta Grossa e Castro.

 

Referência:
Nomenclaturas de Ruas de Ponta Grossa 1957 / Gestao Pref Eurico B Rosas.