Curso vai qualificar servidores municipais

O secretário municipal de Qualificação Profissional, Luiz Simão Staszczak, realizou nesta quinta-feira (14), às 8h30, a abertura do curso pós-médio de Técnico em Gestão Pública. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Qualificação Profissional, em parceria com o governo do Estado e a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a primeira turma do curso conta com 40 servidores municipais. “A capacitação dos servidores resultará na melhoria do atendimento à população, pois aqueles que estão fazendo a capacitação serão agentes multiplicadores, nas suas rotinas de trabalho, do conhecimento adquirido no curso”, destacou Simão.O curso foi viabilizado por meio do Programa de Qualificação de Servidores Municipais, implementado pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu/Paranacidade), de Administração Pública/Escola de Governo e de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia – Seti/IEES. O objetivo do programa é a qualificação dos agentes públicos municipais dos poderes legislativo e executivo. Realizado na modalidade de ensino à distância, o curso terá duração de 960 horas/aula, distribuídas em 24 meses.O secretário destacou a importância de aprimorar os conhecimentos nas áreas de gestão pública, desde a organização, o sistema e a metodologia de desenvolvimento das práticas públicas. “Ações como a elaboração do plano diretor, informações sobre tributação, cartografia, legislação e outras atividades da rotina administrativa do município estão no programa do curso”, comentou.O curso é registrado no Cadastro Nacional de Cursos Técnicos, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), sendo que a emissão dos diplomas será pela Universidade Federal do Paraná. As aulas acontecem no Núcleo de Formação de Professores Paulo Freire, com a presença de tutores para orientação e esclarecimento de dúvidas.Entre as disciplinas programadas estão Noções de Direito Administrativo e de Administração Pública, Ética no Setor Público, Recursos Humanos, Licitações, Tributos Municipais, Gestão de Projetos, Noções de Direito Constitucional, Lei de Responsabilidade Fiscal, Prestação de Contas e Atendimento ao Público.