Semana da Árvore terá plantio de espécie nativa

O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Sidney Bianchessi, coordena durante toda a semana atividades voltadas para a educação ambiental e a distribuição de mais de 23 300 mudas de árvores nativas. Segundo Laertes, essas mudas todas foram produzidas no viveiro que a prefeitura mantém junto à Chácara Dantas, e que alimenta todo o sistema de reposição e plantio de árvores na cidade. Saíram do viveiro as 20 000 mudas doadas ao Iapar – Instituto Agronômico do Paraná – e que estão sendo plantadas esta semana nas margens de arroios e nascentes da Fazenda Modelo. Segundo Laertes, também serão distribuídas durante a semana 2 800 mudas de árvores nativas para associações de moradores de localidades do distrito de Itaiacoca, além de mudas e sementes distribuídas a escolas municipais.Nesta quarta-feira, técnicos de vários departamentos da Secretaria de Agricultura vão fazer visitas domiciliares na Vila Nova, para avaliar a receptividade da comunidade e a autorização dos moradores para implantar árvores em toda a área. Para a quinta-feira, dia 21, está prevista a apresentação da palestra “Preservação da Flora”, às 9h, na escola municipal Jorge Dechandt, no Parque do Café. Além da palestra, os alunos receberão dezenas de sementes de pau-brasil (também produzidas no Viveiro Municipal). Nesse mesmo dia serão plantadas, no canteiro central da rua Francisco Búrzio, na região central, 15 mudas de palmeira gerivá, cada uma com 2,10m, preenchendo os espaços deixados por árvores que morreram ou foram derrubadas.Ainda no dia 21 técnicos da Secretaria de Agricultura estarão na escola municipal Coronel Cláudio, distribuindo 300 sementes de pau-brasil a alunos que participarão, antes, da palestra “Preservação da Flora”. O objetivo dessas ações nas escolas, segundo Laertes, é tanto educativo quanto histórico. As sementes, explica o secretário, forma obtidas de uma árvore de pau-brasil existente no Centro de Educação Ambiental, e serão plantadas no terreno das próprias escolas.As escolas Frederico Constante Degraf (Sabará) e Ecléia dos Passos Horn (vila Isabel) receberão no dia 22, palestras sobre preservação da flora e coleta seletiva. No Sabará, as palestras serão ministradas às 8h30 e às 14h e na vila Isabel, às 10h30. De acordo com a programação da Secretaria de Agricultura, às 16h haverá o plantio de mudas de árvores nativas no Parque Madureira, para recompor a mata original.O programa também contempla, no dia 23, uma palestra sobre mata ciliar e preservação da flora, na Associação Creche Martinho Lutero, no Santa Mônica e, no dia 26, palestra idêntica no Clube de Mães da Comunidade de Mato Queimado.Escolas recebem mudasDiversas escolas e entidades receberão mudas de espécies nativas, durante a Semana da Árvore.- o Centro Municipal de Educação Infantil da vila Santo Antonio receberá, para doação aos alunos, 90 mudas de araçá, canela e acácia mimosa;- o Conservatório Dramático-Musical Maestro Paulino Martins Alves receberá, também para doação aos alunos, 130 mudas de acácia mimosa;- na escola Agenorides Stadler serão plantadas 50 mudas de tarumã, aroeira e acácia mimosa;- a Associação Creche Martinho Lutero vai receber, para plantio às margens de um arroio, 300 mudas de juqueri, canela, aroeira, bracatinga e pessegueiro bravo; - para as comunidades de Pocinho, Passo do Pupo e Carazinho, em Itaiacoca, serão distribuídas 2 812 mudas de araçá, ariticum, juqueri, canela, bracatinga, aroeira, angico, pinheiro-bravo e araucária, para recomposição da mata ciliar.