AMT quer garantir mais segurança a 12 000 motos

O foco da Semana de Trânsito de 2006, segundo o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, Edmir José de Paula, é a segurança, principalmente para os motociclistas. “A situação está caótica”, resume o presidente, apontando que em dois anos o número de motocicletas registradas em Ponta Grossa praticamente dobrou, alcançando hoje 12 000 licenças. Dessas, parte expressiva está a serviço dos profissionais de moto-emprega, os motoboys. Por conta disso, a Semana Nacional de Trânsito, que teve abertura oficial às 20h desta segunda, no Shopping Palladium, tem como tema “Moto e Você: uma união feliz”. De acordo com o presidente da Autarquia, a idéia principal é informar a todos os motoristas, e também aos motociclistas, que é possível uma convivência harmoniosa e segura no tráfego cotidiano, mesmo levando-se em conta “toda a ansiedade de quem trabalha contra o relógio, como os motoboys” e também a maneabilidade das motos, muito superior à dos automóveis e utilitários. “A isso temos que somar o aumento do número de motos, que acontece porque ficou muito fácil e até barato se adquirir um desses veículos. Hoje com perto de R$ 50 por mês já se adquire uma moto”, aponta Edmir.Além de abordagem direta aos motociclistas, em particular aos motoboys, a Semana de Trânsito insiste no caminho mais frutífero: orientar as crianças para que hajam como agentes multiplicadores de boas práticas no trânsito. Palestras estão sendo ministradas desde ontem em diversas escolas do município – sempre no período da tarde – e uma escolinha de trânsito foi montada num dos pavimentos do shopping Palladium.Além da prefeitura, através da Autarquia Municipal de Trânsito, participam da programação as polícias rodoviária Estadual e Federal, o Pelotão de Trânsito da Polícia Militar do Paraná e o Corpo de Bombeiros.