Ensino fundamental de 9 anos em PG é referência para outros municípios

A Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa recebeu nesta terça-feira (19) um grupo de oito professores da Secretaria de Educação da cidade do Turvo, região central do Estado. A visita teve como objetivo a coleta de informações sobre a experiência local na implantação do Ensino Fundamental de 9 anos. Os visitantes foram recepcionados pela diretora do Departamento de Educação, professora Vera Martiniak, e pela professora Simone Flach, da área de Estrutura e Funcionamento da SME. Simone abriu o encontro, quando fez uma explanação sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, frisando que o esclarecimento aos pais é primordial. Segundo ela, Ponta Grossa hoje segue tudo o que está previsto na Lei. “O atendimento ao aluno independe da situação financeira e os ciclos de 9 anos só vêm acrescentar. Antes era dos 7 aos 14 anos, agora será a partir dos 6 anos para todos”.A diretora do Departamento de Educação apresentou o organograma da Secretaria de Educação e enfatizou a proposta dos ciclos – o 1º tem três séries e o 2º tem duas séries – que agrupam as séries, “assim o aluno tem todo um ciclo para atingir os objetivos propostos”. Segundo Vera, agora a SME está na fase de reelaboração da proposta pedagógica, em virtude da implantação do ciclo de 9 anos do Ensino Fundamental conforme lei federal, com assessoramento de professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa.Alcinéia Mattos, coordenadora do Ensino de Jovens e Adultos da SME, também falou sobre a sua área, com foco no enfrentamento das dificuldades e a superaração dos obstáculos.Os professores de Turvo apresentaram seus questionamentos e, segundo a professora Viviane Kummer, chefe da Divisão de Ensino daquele município, é grande a necessidade de colher subsídios em torno do ciclo de 9 anos e da proposta pedagógica para a implantação na rede municipal de ensino de Turvo. Durante a tarde, o grupo conheceu a Escola Municipal Maria Vitória, na Vila São Luiz, e o Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI – Santa Izabel, no bairro São José. Nestes locais, os professores visitaram salas de aula, inclusive de 6 anos, e tiveram a oportunidade de conhecer na prática um pouco do trabalho desenvolvido pela Rede Municipal de Educação de Ponta Grossa.