Vila Hilda ganha restauração

O prédio histórico da Vila Hilda, que abriga a Secretaria Municipal de Cultura, está passando por um novo processo de restauração. Segundo a secretária Elizabeth Silveira Schmidt, operários da empresa contratada para cuidar da pintura das paredes lisas começaram a trabalhar ainda na última quarta-feira. O primeiro passo é a limpeza das paredes, com a retirada da tinta antiga, com jatos de água sob alta pressão e, a seguir, a preparação da superfície para receber a nova pintura.Além da pintura nova nas áreas com parede lisa, também serão restauradas as pinturas do teto de algumas salas e os frisos remanescentes, que ainda mantém os trabalhos originais.Elizabeth revela que a restauração dessas pinturas será feita em seguida à pintura nas paredes lisas, mas sua expectativa é de que todos os serviços estejam concluídos até o mês de dezembro, quando aquele prédio histórico pode receber decoração especial.O prefeito Pedro Wosgrau Filho, por seu turno, lembrou que foi em seu primeiro governo que algumas das principais construções históricas de Ponta Grossa, como o antigo Hospital 26 de Outubro, hoje sede da Secretaria de Assistência Social, receberam obras de restauração e recuperação. E, no início de 2005 – também começo de sua segunda gestão – foi recuperado o telhado da capela daquele prédio, que tinha sua integridade ameaçada pela falta de conservação.(Box)A Mansão Vila HildaDe acordo com a professora Márcia Droppa, diretora do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, o casarão denominado Mansão Vila Hilda tem 600 metros quadrados e influência da arquitetura francesa neoclássica e art noveau. Foi construído em 1926 por encomenda de Alberto Thielen, industrial e comerciante. Está localizado na esquina das ruas Coronel Dulcídio e Júlia Wanderley.O imóvel tem dois pavimentos, que abrigavam a família e os serviçais. O interior da mansão apresenta pinturas perfeitas que retratam paisagens de motivos europeus e também paisagens locais. O jardim de inverno original foi posteriormente fechado e transformado em peça de entrada, segundo Márcia.A mansão, que abriga a Secretaria de Cultura, é aberta a visitação pública no horário de expediente externo, entre 12 e 18h, de 2a a 6a feira.