Sistema municipal de ensino passa por avaliação externa

Começaram ontem (segunda-feira) e prosseguem até a próxima segunda-feira (2/10) as provas da 2a avaliação externa do ano letivo de 2006. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, que está promovendo a avaliação, as provas foram elaboradas pelo Instituto Ayrton Senna e englobam conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática.A avaliação, segundo a secretária Zélia Marochi, é um importante instrumento de avaliação do Sistema Municipal de Educação, para a implantação de diretrizes que promovam a qualidade na aprendizagem dos alunos. No processo, explica a professora, são produzidos dados quantitativos, expressos pelo total de acertos dos alunos, e os aspectos qualitativos, que são referenciais para eventual redimensionamento das estratégias pedagógicas no processo de aprendizagem.Depois de receber seus resultados na avaliação externa, cada escola da rede municipal prepara um plano de intervenção pedagógica, que servirá para a tomada de decisões que favoreçam sanar as dificuldades de aprendizagem, dos alunos, e promover condições de seu sucesso escolar.Nessa segunda etapa estão sendo avaliados 4.513 alunos do 2º ano do 1º ciclo, e 5.910 alunos do 3º ano também do 1º ciclo. Professores e pedagogos da rede municipal, durante esta semana, estão aplicando as provas em 384 turmas, em diferentes escolas.