Agricultura debate Plano Municipal de Desenvolvimento da Fruticultura

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizou na tarde desta segunda-feira (25), na Prefeitura, uma reunião para debater a implantação do Plano Municipal de Desenvolvimento da Fruticultura. Participaram do encontro cerca de 20 pessoas, entre produtores que participam do Programa Municipal de Fruticultura, fruticultores em geral, técnicos e representantes de empresas e revendas de produtos agrícolas, bem como de instituições de ensino e de pesquisa. Também foi apresentada na reunião a proposta de implantação da Associação dos Fruticultores do município. “Uma representação formal dos fruticultores facilitará o recebimento de informações sobre tecnologia, a comercialização da produção, bem como o contato com órgãos públicos, viabilizando de uma melhor forma inclusive o trabalho do poder público municipal”, comenta Laertes Bianchessi, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.De acordo com César Augusto Ferreira, agrônomo do Departamento de Abastecimento da secretaria, o Plano de Desenvolvimento da Fruticultura prevê um planejamento a médio e longo prazo, a fim de fixar a fruticultura como setor produtivo. “A meta é organizar o setor, com a participação de todas as áreas envolvidas, por meio de uma proposta bem abrangente, que fortaleça a cadeia produtiva da fruta”, destaca Ferreira.Entre as ações sugeridas está a comercialização de insumos específicos para o setor, o avanço de pesquisas na área e de redes de difusão de tecnologia. Segundo o agrônomo, as propostas foram bem aceitas pelos presentes.Também foi feita uma avaliação inicial do Programa Municipal de Fruticultura, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, que distribuiu 14,5 mil mudas a produtores. Uma nova reunião foi marcada para 9 de outubro, para a formalização da Associação.