Secretário Ferreira analisa desempenho de Ponta Grossa nos 49º JAPs

Analisando o desempenho de Ponta Grossa nos 49º Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), encerrados no sábado em Maringá, o secretário Carlos Roberto Ferreira, dos Esportes e Recreação do Município, destacou a evolução em relação a 2005, com a conquista do quinto lugar na classificação geral, atingindo a marca de 297 pontos. “Sem dúvida, estamos conseguindo recolocar o esporte pontagrossense entre as grandes forças do Paraná. No ano passado, em Francisco Beltrão, fomos a sexta força, com 240 pontos, conseguindo apenas dois títulos na Divisão “B”, com o vôlei e o futsal feminino. Nesta edição, em Maringá, trouxemos sete troféus, sendo três de campeão, com o xadrez, o tênis e o handebol masculino, além do vice-campeonato do basquetebol feminino e dos terceiros lugares no basquetebol masculino, no handebol feminino e no vôlei de praia feminino.”Para o secretário, esta busca constante por melhor desempenho tem sido possível graças ao apoio do prefeito Pedro Wosgrau Filho, que neste ano destinou R$ 360 mil em recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, para as bolsas atleta e técnico, além de viabilizar a parceria com empresas, estabelecimentos de ensino e entidades, para a preparação das equipes, que aproveitam a participação nas competições estaduais e nacionais como preparação para os JAP’s e os Jogos da Juventude. “O retorno deste investimento pode ser medido pelas medalhas conquistadas por nossos atletas, como Verônica Balsano, que venceu quatro provas da natação, ou Wanessa Zavolski e Aline Batista da Rosa, ouro e prata nos 400 metros com barreiras, além de nomes consagrados, como Vitório Chemin, que conquistou três medalhas de ouro no zadrez. Nos esportes coletivos, o handebol masculino subiu para a Divisão ‘A’, com campanha invicta, enquanto o basquete feminino manteve a medalha de prata e o basquete masculino subiu do quarto para o terceiro lugar. São bons exemplos da determinação dos nossos atletas, que não se abatem com as dificuldades, sempre dando o máximo para colocar o nosso esporte em evidência”, finaliza o secretário.Na classificação geral, Maringá terminou como campeã, somando 502 pontos, contra 458 de Foz do Iguaçu e 430 de Cascavel. Na quarta colocação, Campo Mourão somou 307 pontos, apenas dez a mais que Ponta Grossa, a quinta colocada, com 297. Paranavaí (197), Toledo (165), Guarapuava (156), Marechal Cândido Rondon e Pato Branco (139) completam a lista dos dez municípios que mais pontuaram na fase decisiva dos 49º JAP’s.Ponta Grossa Na classificação por modalidade, Ponta Grossa obteve estes resultados: atletismo masculino (5º); atletismo feminino (7º); basquetebol masculino (3º); basquetebol feminino (2º); bolão feminino “B” (8º); ciclismo masculino (6º); futsal feminino (6º); futsal masculino (8º); ginástica rítmica (4º); handebol feminino “B” (3º); handebol masculino “B” (1º); judô feminino (9º); judô masculino (5º); natação feminino (5º); natação masculino (8º); tênis masculino (1º); tênis de mesa feminino (4º); tênis de mesa masculino (5º); voleibol feminino (7º); voleibol masculino “B” (6º); vôlei de praia feminino (3º); vôlei de praia masculino (8º); xadrez feminino (6º); e xadrez masculino (1º).