Prefeitura informatiza gerência e controle de repasses de verbas para entidades

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Finanças, realizou na tarde desta terça-feira (26), no Centro de Cultura, o lançamento do Programa de Gerência e Controle de Transferências Voluntárias. A apresentação do sistema foi feita a representantes de entidades assistenciais que recebem recursos do município e que a partir de agora terão que se cadastrar no programa. “Entre os benefícios desse sistema está o acompanhamento, por parte das entidades e de toda a população, de informações como quem está recebendo verbas da administração municipal e quem está fazendo a prestação de contas, o que garantirá mais transparência a todo o processo”, enfatizou o secretário municipal de Finanças, Ângelo Mocelim.O secretário destaca ainda que o sistema representa um grande avanço, uma vez que as informações serão encaminhadas de forma rápida e segura ao Tribunal de Contas. Além disso, o sistema realizará uma auditoria automática para verificar se a proposta de utilização do recurso vem sendo cumprida pela entidade.Devem se cadastrar no programa entidades que recebem recursos tanto da administração municipal direta como da indireta, através de fundações e outros órgãos. De acordo com Paulo Tsalikis, chefe do setor de Auditoria Interna da secretaria, o sistema será implantado em três etapas. Na primeira delas, que acontece de 1º a 31 de outubro, irá acontecer o cadastramento das entidades. Na segunda etapa, que ocorrerá de 1º a 30 de novembro, deverá ser feita a prestação de contas dos recursos referentes a 2006 e, na terceira e última etapa, de 1º a 31 de dezembro, será o período de cadastramento de projetos para 2007. “A partir de janeiro do ano que vem o sistema estará inteiramente informatizado”, explica Tsalikis.SISTEMAO programa foi desenvolvido pelo Departamento de Informática da Prefeitura. Segundo a analista de sistemas Cíntia Clemente, o sistema foi desenvolvido com o intuito de atender as exigências do Tribunal de Contas, inclusive com avaliação automática das informações apresentadas.“O programa trará muitas vantagens, pois reduzirá o trabalho das entidades, que não precisarão mais se deslocar para apresentar documentos físicos”, destaca Tsalikis. O sistema garante inclusive a liberação de Certidões Negativas automaticamente, por meio de pesquisa via internet na Receita Federal, Estadual e outros órgãos.