Escola municipal apresenta projeto ambiental a prefeito

Alunos da Escola Municipal Agenoridas Stadler, do núcleo Santa Bárbara, apresentaram ao prefeito Pedro Wosgrau Filho, nesta quarta-feira (27), um projeto de conscientização ambiental que está sendo desenvolvido na escola desde o ano passado. O prefeito, acompanhado dos secretários municipais de Educação, Zélia Marochi, e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi, recebeu os estudantes em seu gabinete, e destacou a relevância de ações como essa. “O trabalho desenvolvido por vocês, crianças, é fundamental para que toda a comunidade se conscientize da necessidade de preservar o meio ambiente para garantir um futuro melhor”, enfatizou Wosgrau.O prefeito destacou a renovação do contrato com a Sanepar, firmada pela atual administração e que prevê a ampliação da rede de esgoto do município, contribuindo efetivamente para a redução de ligações clandestinas e a conseqüente poluição de córregos e arroios. Além disso, Wosgrau falou sobre o projeto de arborização da cidade, que teve início no último dia 22, e sobre o Programa Municipal de Coleta Seletiva ‘Renda do Lixo’. “Desta forma, estamos trabalhando para garantir benefícios ao meio ambiente e, sobretudo, à população”, afirmou.Os alunos, que estão no 2º ano do 2º ciclo do ensino fundamental, apresentaram um relatório do projeto desenvolvido na escola. Após debaterem os conteúdos em sala de aula e trabalharem com produção de textos, eles saíram a campo. Depois de constatarem a poluição do rio Cará-Cará, os estudantes realizaram ações de conscientização junto à comunidade da região, visitando casas e escolas e ainda realizaram uma passeata. “Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente, não poluir os rios, evitar as queimadas e separar o lixo reciclável”, ressaltou Edward Nunes Ferreira, de 10 anos.Ao todo, 64 alunos de turmas do 2º ano participam das ações, realizadas através do projeto Pingo d’Água, desenvolvido pelo Copati, em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Agricultura. O envolvimento dos alunos resultou ainda na criação de um mascote e numa campanha de arrecadação de lixo reciclável, cuja renda foi revertida para a confecção de camisetas e adesivos do projeto.EDUCAÇÃOAs crianças estavam acompanhadas da diretora da escola, Elen Cristina de Oliveira Martins, e das professoras Cristiane Ditzel e Valéria Rodrigues, que coordenam as atividades. Para a secretária Zélia, o projeto é exemplar. “Não adianta o poder público agir, se cada pessoa não fizer a sua parte e o exemplo deles é maravilhoso”, disse. Ela elogiou o trabalho das professoras e o empenho dos alunos. “Enquanto educadora, é uma plena realização ver o resultado de nosso trabalho através do despertar da consciência dos alunos”, destacou a professora Valéria.Na oportunidade, o secretário Bianchessi falou sobre os programas do Departamento de Meio Ambiente da secretaria que estão sendo desenvolvidos. “Como o projeto Pingo D’Água, que foi lançado aqui na Prefeitura, nossas ações também visam melhorar o meio ambiente”, salientou. Ele também destacou o programa de coleta seletiva, que hoje já compreende duas associações em funcionamento e outras em fase de implantação. Ressaltou ainda o programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, o programa de arborização do município e os benefícios que essas iniciativas estão trazendo para o município.