Palmeiras da Francisco Búrzio são roubadas

Foram roubadas durante esta semana, 8 das 15 palmeiras da espécie Jerivá, que foram plantadas na Rua Francisco Búrzio, no último dia 21. O plantio das mudas foi realizado durante a Semana da Árvore, pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, e marcou o início do projeto de arborização que deve ser estendido para outras regiões da cidade. “Ações como essa são lamentáveis, pois retratam o desrespeito com o patrimônio público e a própria comunidade”, ressalta Paulo Barros, diretor do Departamento de Meio Ambiente da secretaria.O departamento está providenciando o Boletim de Ocorrência, bem como irá fazer o replantio das mudas, no início da próxima semana. Também será feita visita aos moradores da região para conscientizá-los sobre a importância da preservação do patrimônio público. “Precisamos da ajuda da população para manter a arborização da cidade”, enfatiza Barros. Denúncias podem ser feitas pelos fones 3220 1229, do Departamento de Meio Ambiente, ou 0800 643 2626, da Guarda Municipal.Cada muda de palmeira tem cerca de 2,10 metros e aproximadamente quatro anos. As palmeiras fazem parte de um estoque mantido no Viveiro Municipal, fruto de doações determinadas por medidas compensatórias, emitidas em ações de fiscalização ambiental.ARBORIZAÇÃOPara a arborização da Rua Francisco Búrzio foi realizado o replantio de palmeiras que haviam sido retiradas, em toda a extensão do canteiro central, que totaliza oito quadras. Além disso, foram distribuídas na semana passada mais de 23 mil mudas de árvores nativas para diversas escolas, instituições e associações. Todas as mudas, incluindo araucária, foram produzidas no Viveiro Municipal.A Prefeitura também irá desenvolver um projeto de arborização e paisagismo no Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas. O primeiro passo será a recomposição das palmeiras imperiais da avenida Benjamin Constant, que deve ter início nos próximos dias. Barros lembra que a recomposição é necessária porque esse canteiro chegou a ser alvo de depredação em anos anteriores. “Mais uma vez, lembramos que situações como essa são lamentáveis”, reforça. No Parque Madureira, que também foi alvo de ações de vandalismo, será feito o replantio de árvores nativas.