Saúde libera cartão SUS somente para emergências

A Secretaria Municipal de Saúde alerta os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que o Cartão Nacional de Saúde (cartão SUS) estará sendo liberado a partir desta sexta-feira (29) somente para casos de emergência – cirurgias ou internamentos em hospitais. A medida está sendo tomada porque o Ministério da Saúde atrasou o envio de cartões provisórios para o município. “Temos que garantir, com o estoque local, que os casos mais urgentes tenham prioridade”, explica Ângela Barcz, diretora do Serviço Social da Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com Ângela, nas próximas semanas a situação deverá ser normalizada. Para a confecção do cartão nos casos de emergência, os usuários podem procurar qualquer unidade básica de saúde do município ou a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, instalada na Prefeitura.O cartão SUS foi criado pelo Ministério da Saúde com a proposta de organizar a rede de serviços de saúde nos municípios, estados e no âmbito nacional. É necessária a sua apresentação para internamentos, exames e cirurgias, através do SUS, em vários estabelecimentos de saúde. Em virtude disso, a secretaria de Saúde de Ponta Grossa tem registrado uma grande procura pelo cartão. Só durante um mutirão realizado no último dia 23, na Palmeirinha, foram entregues em torno de 1,5 mil cartões. Para a confecção do cartão SUS, o usuário deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No caso de menores de idade sem RG, deve ser apresentada a certidão de nascimento.