Governo compra tomógrafo, raio X e equipamentos para UTI

O prefeito Pedro Wosgrau Filho anunciou nesta quinta-feira que determinou a abertura de processo de licitação para a compra de equipamentos para a área de saúde. Os equipamentos, segundo o prefeito, serão empregados para melhorar significativamente o atendimento no Pronto-Socorro Municipal, e permitir a prestação de serviços de saúde “bem melhores”. A licitação será feita pela modalidade de pregão eletrônico, do tipo menor preço global por lote. De acordo com edital que está sendo publicado nesta sexta-feira, o recebimento das propostas será até as 10h30 do dia 16 de outubro, e as propostas serão abertas imediatamente após esse horário. A sessão de disputa de preços terá início, de acordo com o edital, às 11h do dia 16, sendo observado, para todas as referências de tempo, o horário oficial de Brasília. O pregão eletrônico será feito através do site www.bbmnet.com.br, de acordo com o que especifica o edital de licitação. Consultas ou encaminhamentos podem ser feitos diretamente ao pregoeiro autorizado, Marcos Aurélio Dias, no Departamento de Compras da Prefeitura Municipal.Entre os equipamentos que serão adquiridos este mês, e que vão incrementar a estrutura de atendimento do Pronto-Socorro Municipal está um aparelho de tomografia computadorizada, destinado a exames gerais e estudos específicos, orçado em R$ 1 milhão. O aparelho, entre outras características, deverá ter garantia para pelo menos 100 000 exames ou 36 meses após a instalação, além de capacidade para armazenar pelo menos 8 000 imagens, e também permitirá exames como endoscopia virtual e reconstrução em três dimensões (superficial e volumétrico), entre outras especificações.Também será adquirido pelo município um equipamento de radiodiagnóstico telecomandado, na realidade um aparelho de Raios X digital, para exames gastro-intestinais, radiografias do tórax e radiografias gerais. Esse aparelho tem seu custo indicado de R$ 100 000.Finalmente, o município está adquirindo também cinco respiradores eletrônicos, que serão utilizados para equipar leitos de terapia intensiva, em UTI, com custo unitário de R$ 20 000. Assim, as novas aquisições representam um investimento global, por parte do município, de R$ 1,2 milhão, em equipamentos para a saúde. “Nossa intenção é investir o máximo possível para tornar melhor, mais rápido e mais efetivo o atendimento à saúde da população”, explica o prefeito Pedro Wosgrau Filho.