Governo vai conceder auxílio ao CDesponta

O prefeito Pedro Wosgrau Filho recebeu ontem em seu gabinete membros da diretoria e integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa – CDesponta – acompanhado pelo presidente da Câmara, Delmar Pimentel. Os representantes da entidade solicitaram ao Executivo a concessão de um auxílio financeiro mensal, para que possa custear suas despesas administrativas, de acordo com o presidente Douglas Fonseca, que historiou o nascimento do Conselho e sua contribuição para a comunidade. O prefeito Wosgrau Filho explicou aos empresários e líderes comunitários presentes que o ajuste das contas públicas, a partir da situação encontrada em janeiro de 2005, ainda não foi concluído, em função do elevado endividamento da prefeitura. “Estamos fazendo o que é possível para administrar os recursos que temos disponíveis”, explicou Wosgrau. Ele revelou ainda aos membros do Conselho que a administração vem priorizando os investimentos – e a quitação de débitos – em setores estratégicos, entre eles a saúde. “Temos dificuldades e problemas, de ordem financeira. Quem está do lado de fora não tem nem como imaginar como são esses problemas”, informou Wosgrau, advertindo que os recursos de que a administração dispõe são, efetivamente, “muito pequenos”.De acordo com o empresário Jarbas Góes, coordenador regional da FIEP e ex-presidente do Conselho, seriam necessários perto de R$ 180 000 anuais para custear a estrutura executiva do CDesponta.O chefe do Executivo, depois de descartar peremptoriamente a possibilidade de atender a essa demanda, reafirmou sua aprovação e aplauso à atuação do Conselho, e mencionou que a partir da consolidação daquele estrutura, quando o órgão tiver condições de oferecer serviços, poderá eventualmente ser contratado pelo município, “desde que ofereça serviços de que a prefeitura precise, naturalmente”.O presidente do CDesponta, Douglas Fonseca, citou a máxima de que “governar é administrar pressões”, mas Wosgrau foi além: “eu não administro por pressões, mas por meus ideais e objetivos. Embora estejamos atentos a todas as demandas, prefiro seguir meus ideais e objetivos para fazer as escolhas necessárias”. O prefeito também destacou a importância da conjugação de esforços com o Poder Legislativo – representado pelo presidente, Delmar Pimentel, que se dispôs a também contribuir com o Conselho – e concordou em conceder um auxílio único, ainda este ano, para permitir a estruturação administrativa do CDesponta, mas em valores mais adequados à realidade financeira do município. O prefeito também não assumiu qualquer compromisso com relação a eventuais repasses em 2007. “Tudo vai depender da existência de recursos”, condicionou.