“Império” permanece no inventário do Compac

Por maioria absoluta, o Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural decidiu manter o que restou do prédio do Cine Império no inventário de imóveis. Basicamente, está como parte integrante do inventário do patrimônio histórico e cultural de Ponta Grossa apenas a fachada do prédio que abrigou, durante várias décadas, aquele cinema. Atualmente, pouco mais do que as paredes externas estão em pé. Boa parte do piso já cedeu. A maior parte do telhado também cedeu. Das ‘tesouras’ de madeira que sustentavam a cobertura, apenas um pequeno número ainda está no lugar. As demais já caíram. No início de novembro de 2005, o Departamento de Urbanismo notificou a empresa proprietária do imóvel, para que promovesse a demolição das tesouras restantes, pois da forma em que se encontravam na época, já apresentavam risco de ruir. Porém, na última visita feita ao imóvel – ainda esta semana – verificou-se que a notificação não foi cumprida, e que os restos das tesouras e do telhado, que caíram, continuam no leito do arroio, contribuindo para o seu represamento, explica o secretário municipal de Planejamento, José Ribamar Krüger.Em dois pontos, um no meio do terreno e outro próximo à fachada, porém no subsolo, o arroio Pilão de Pedra estourou a canalização – em boa parte também antiga, feita com pedras e tijolos – e está já à vista.A presidente do Conselho e secretária municipal de Cultura, Elizabeth Silveira Schmidt, apresentou um histórico do prédio e falou sobre o processo de tombamento do cine Império, além de exibir as imagens das atuais condições do prédio, decorrentes da visita promovida esta semana. De acordo com Elizabeth os proprietários do prédio do cine Império, “assim como muitos outros, deixam o imóvel perecer, para depois tentar resolver”.