Camerata Florianópolis se apresenta na sexta-feira

A Camerata Florianópolis, orquestra de câmara catarinense, estará em Ponta Grossa nesta sexta-feira (6), para única apresentação, no Cine-Teatro Ópera, às 20 horas. O espetáculo, que integra a turnê da camerata por cinco estados brasileiros, terá entrada franca. Sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca, o programa desta turnê tem ênfase na música contemporânea de compositores como Joaquin Rodrigo, Ernest Bloch, Edino Krieger, Kleber Alexandre e Alberto Andrés Heller, sendo quatro delas dedicadas à própria camerata. Os concertos contarão com a participação do pianista Alberto Andrés Heller. O espetáculo tem o apoio cultural do Funcultural, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte do Governo de Santa Catarina, AmBev, Intelbras e Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura. A promoção local é da Secretaria Municipal de Cultura. Nesta turnê, a camerata apresenta-se em cidades do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.No programa, estarão peças como ‘Cançoneta para violino e orquestra de cordas’, do compositor espanhol Joaquin Rodrigo, considerada uma belíssima miniatura musical, datada de 1923. Rodrigo, ainda pouco conhecido do público, compôs essa obra com 22 anos e ficou famoso com seu Concerto de Aranjuez para violão de orquestra.Também no programa, ‘Quatro imagens de Santa Catarina’, composta em novembro de 2005, por encomenda da Camerata Florianópolis, especialmente para o CD “Edino Krieger”, que a orquestra lançou em agosto deste ano. A composição tem a forma de uma suíte de caráter pitoresco, em que cada um dos quatro movimentos procura representar, musicalmente, um aspecto referencial de cada uma das quatro cidades catarinenses escolhidas: Brusque, Blumenau, São Joaquim e Florianópolis.CAMERATAFundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca, a Camerata Florianópolis atualmente é uma das principais orquestras do Sul do Brasil. Em sua trajetória, desenvolveu importantes projetos, dentre eles destacam-se 371 apresentações públicas em teatros e comunidades de Florianópolis, concertos didáticos e turnês pelo interior do estado de Santa Catarina. Realizou em 2005, com um grande sucesso de público e de crítica, uma turnê por cidades da Alemanha, França e Espanha. Gravou seis CDs, sendo o último exclusivamente com obras do compositor catarinense Edino Krieger, viabilizado através do programa Natura Musical. A orquestra manteve também um intenso trabalho voltado ao resgate e estréia de composições inéditas de autores catarinenses, valorização de solistas locais e da Música Popular Brasileira, bem como uma efetiva democratização do acesso a concertos musicais, através da promoção constante de concertos gratuitos ou a preços populares.