Camerata Florianópolis e concerto de piano são atrações culturais desta sexta-feira

A Camerata Florianópolis, orquestra de câmara catarinense, estará em Ponta Grossa nesta sexta-feira (6), para única apresentação, no Cine-Teatro Ópera, às 20 horas. O espetáculo, que integra a turnê da camerata por cinco estados brasileiros, terá entrada franca. Sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca, o programa desta turnê tem ênfase na música contemporânea de compositores como Joaquin Rodrigo, Ernest Bloch, Edino Krieger, Kleber Alexandre e Alberto Andrés Heller, sendo quatro delas dedicadas à própria camerata. Os concertos contarão com a participação do pianista Alberto Andrés Heller.O espetáculo tem o apoio cultural do Funcultural, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte do Governo de Santa Catarina, AmBev, Intelbras e Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura. A promoção local é da Secretaria Municipal de Cultura. Nesta turnê, a camerata apresenta-se em cidades do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.Fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca, a Camerata Florianópolis atualmente é uma das principais orquestras do Sul do Brasil. Em sua trajetória, desenvolveu importantes projetos, dentre eles destacam-se mais de 300 apresentações públicas em teatros e comunidades de Florianópolis, concertos didáticos e turnês pelo interior do estado de Santa Catarina. Realizou em 2005, com um grande sucesso de público e de crítica, uma turnê por cidades da Alemanha, França e Espanha. Gravou seis CDs, sendo o último exclusivamente com obras do compositor catarinense Edino Krieger, viabilizado através do programa Natura Musical. CONCERTOTambém nesta sexta-feira (6), no Centro de Cultura, às 20 horas, acontece um concerto com a pianista Daniela Tsi Gerber, para marcar a abertura do Encontro de Música Maestro Paulino. No programa, a concertista irá executar obras de Schuman, Mozart, Villa-Lobos, Rachmaninov e Liszt. O concerto é aberto à comunidade e a entrada é franca. O Encontro de Música é uma promoção do Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Durante o final de semana serão realizadas oficinas de piano, violão, violino e canto lírico.