Procon divulga campeões de reclamação em setembro

O Procon Ponta Grossa divulgou nesta quinta-feira (5) a lista das empresas que mais aparecem nos processos administrativos abertos por consumidores, no mês de setembro. O coordenador do Procon, Bachir Fayad, explica que antes de os processos contra os fornecedores serem abertos, o Procon tenta um acordo por telefone – oportunidade em que mais de 90% dos consumidores atendidos conseguem resolver seus problemas. Quando o fornecedor não resolve o problema de início, o consumidor abre o processo administrativo, ou seja, a reclamação e é marcada uma audiência conciliatória. Em mais de 70% das audiências são feitos acordos. No ano de 2005 foram abertos 1305 processos administrativos, com uma média mensal de 109 processos. Já em 2006, até setembro, foram abertos 856 processos administrativos, com uma média mensal de 95 processos. Segundo Bachir, a redução na média de processos abertos é um sinal de que as empresas têm resolvido os problemas já no primeiro contato do Procon.No ranking de setembro, a empresa K&S Service é a campeã de reclamações, com 10 processos. Em seguida vêm a Brasil Telecom, com 9 processos, e a Service Master, com 7.Confira a lista de reclamações de setembro:SETEMBRO DE 2006 ACE SEGURADORA – 1  AGRATEC COM. UTILIDADES DOMÉSTICAS (EPP) – 1  BANCO CACIQUE – 1 BANCO UNIBANCO – 1  BENFICA ÁUDIO E VÍDEO - 1 BENQ ELETRÔNICA – 1 BRASIL TELECOM – 9 BRITÂNIA – 3 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - 1 CARMEN STEFFENS – 1  CASAS BAHIA – 5 CATA VENTO CALÇADOS – 1  CCE – 3 CELLFIX - 1 CLARO – 1 CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE – 2  CMS INFORMÁTICA - 1 COMPANHIA CAMPOLARGUENSE DE ENERGIA – COCEL - 1 COMPANY – 1  CONDOR – 3 CÔNSUL - 1 COPEL – 2 CREDICARD – 1 CURSO E COLÉGIO DYNÂMICO – 1 CVL AUTOMÓVEIS - 1 DDC MAQ SERVICE – 1 EMBRATEL - 1 ESTOFARIA MONTEIRO LOBATO – 3  FININVEST – 2  FOCUS COMÉRCIO DE ALARMES LTDA – 2 FONE FÁCIL EMPRESAS - 1 GAMA - 1 GRADIENTE – 2 IBICARD – 1 IMOBILIÁRIA TORRE BLANCA – 1  INVESTVILLE LOTEMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA - 1  JOSÉ LUIZ MARINO JR. (ME) - 1  KARIN – PRESTAÇÃO DE SERVIÇO HIDRÁULICO E DE SANEAMENTO – 1  K&S SERVICE – 10  KYOCERA – 1  LENOXX - 1 LG – 5 LOJA BRASIL – 5  LOJAS COLOMBO - 2 LOJAS DUDONY – 4 LOSANGO – 1 LUMI LIFE COM. DE SISTEMAS DE SEGURANÇA ELETRÔNICA – 1  MAGAZINE LUIZA – 3 MAREMAS – 1  MAXITANGO – 1  MERCADOMÓVEIS – 3 MOTOROLA – 2  MULTI LOJA – 2  NOKIA – 2 NOSSA CASA – APS EMPREENDIMENTOS LTDA – 1  NOVA ELETRÔNICA - 2 OFCEL – 2 ONDA – 1 PARCZ – 1 PHILIPS – 3 PHYSICAL PREVENÇÃO E SAÚDE – 1  PIMENTEL AUTOMÓVEIS – 1  PONTACELL – 1  PREVISÃO CORRETORA DE SEGUROS – 1  PUBLICAR DO BRASIL LISTAS TELEFÔNICAS LTDA - 1 PUMA – 1  RIO BRANCO ALARMES - 1 SAMSUNG – 1  SERPONTEL – 2  SERVICE MASTER – 7  SP SYSTEM – 1  SHOP TIME – 1 SHOP VISION – 1  SONY ERICSON - 1 SVA – 1 TAVARNARO IMÓVEIS – 1  TELE GUIA VIRTUAL COMERCIAL EDITORA LTDA – 1  TELECOM BRASIL PUBLIC - 1 TELESOL – 1  TELET S/A - 1 TIM – 4  TRÊS COMÉRCIO DE PUBLICAÇÕES - 1  TV TÉCNICA PARANÁ – 1 UNIAMÉRICA - 1 UNIMED – 1 UNISYSTEM - 1 UOL – 1 VITELCOM – 1  VIVERE – 1  VIVO – 6  VTECH – 1 ZAP – 1 TOTAL DE PROCESSOS ABERTOS: 99As três empresas mais reclamadas em Setembro de 2006:1º K&S – 102º BRASIL TELECOM – 093º SERVICE MASTER - 07