Governo garante água para Colônia Trindade

Voltou a funcionar na tarde de ontem o sistema de abastecimento comunitário de água na comunidade rural de Colônia Trindade, que atende a mais de 50 famílias. O sistema, baseado num poço artesiano instalado através de uma ação conjunta com a Sanepar e a comunidade, coordenado pelo governo municipal, estava inoperante há alguns dias, em função da ocorrência de pane na bomba principal. Embora a manutenção do sistema seja de responsabilidade da comunidade, o governo decidiu intervir para garantir a continuidade do abastecimento àquelas famílias. No entanto, em função dos trâmites legais para a contratação de empresa especializada na reparação desse tipo de equipamento, o abastecimento ficou prejudicado por alguns dias. Ontem, segundo o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Sidney Bianchessi, a bomba voltou a operar e as casas das famílias que residem naquele local voltaram a receber água potável.A Colônia Trindade, segundo Laertes, é apenas um dos 17 sistemas de abastecimento implantados pela administração municipal, sempre em parceria com as comunidades e a Sanepar. O município custeia a implantação do sistema, pela Sanepar, e também a instalação do poço artesiano. As famílias beneficiadas pagam uma pequena taxa de manutenção, e a comunidade responde pela conservação do serviço. “A única demora que houve foi em função do processo licitatório”, explicou o secretário Laertes, no meio da tarde, ao confirmar a retomada do fornecimento de água às famílias da Colônia Trindade.PROJETOA disseminação dos sistemas comunitários de abastecimento de água, lembra Laertes, é um programa estratégico do governo municipal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, que hoje atende a cerca de 6 000 pessoas, ou quase mil famílias, em 17 diferentes localidades da zona rural.Só em 2006 foram licitados três novos sistemas: nas localidades de Tabuleiro (distrito de Guaragi), Conchas Velhas (Uvaia) e Roça Velha (Itaiacoca). Também está em processo de licitação a melhoria no sistema que atende à região de Sete Saltos de Cima, também no distrito de Itaiacoca. “Em 2007 nós vamos dar continuidade a esse programa, ampliando alguns sistemas e implantando novos”, garante Laertes.O titular da pasta de Agricultura diz ainda que enquanto o governo implanta as redes, a Sanepar elabora os projetos, que são enfim mantidos pela comunidade: “é uma ação estratégica, coordenada pelo governo municipal, que vai continuar sempre atendendo a população”.