Fiscal flagra despejo irregular de resíduos

Durante uma inspeção de rotina na periferia da cidade, uma equipe da Seção de Fiscalização, do Departamento de Meio Ambiente – órgão da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente – flagrou o despejo irregular de resíduos da construção civil numa área ecologicamente sensível, próxima ao viaduto Santa Terezinha. Os fiscais encontraram ali um caminhão descarregando uma quantidade não especificada de resíduos de construção e apuraram que era proveniente da reforma num posto de combustíveis da cidade. Além da notificação para o responsável pelo transporte e descarte irregular, os fiscais também multaram o proprietário do posto de combustível, que é o gerador do resíduo. “É importante que as pessoas se conscientizem de que o gerador do resíduo, e não só quem o transporte, é que acaba sendo responsabilizado pelo eventual despejo irregular”, explica o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Paulo Barros.Os fiscais da prefeitura também solicitaram a licença de instalação do estabelecimento gerador do resíduo, mas ela não foi apresentada na ocasião. Essa licença, obrigatória, é expedida pelo Instituto Ambiental do Paraná.Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente, foram anotadas duas infrações: o despejo ilegal de RCC, que provoca forte impacto ambiental e a falta de apresentação da licença.Em outra inspeção, também ontem à tarde, foi flagrado um novo despejo, desta vez de resíduos industriais, num imóvel desocupado. Esse mesmo terreno já havia recebido outras cargas irregulares e seu proprietário, que não reside em Ponta Grossa, também foi novamente multado, assim como foi expedida notificação ao responsável pelo despejo.