Governo garante escola para crianças sem-terra

Toda criança em idade escolar, no município de Ponta Grossa, tem garantido pelo governo Wosgrau Filho acesso – matrícula e transporte – às escolas da rede municipal de ensino. A garantia foi reafirmada ontem (9) pela secretária de Educação, Zélia Maria Lopes Marochi, durante audiência a lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Os trabalhadores, que moram nos acampamentos “Emiliano Zapata” e “Teixeirinha”, e que estão à frente de um encontro dos “sem-terrinha”, levaram à secretária crianças e reivindicações. Entre as crianças, uma garota que, conforme descoberto naquele momento pela secretária, suspendeu os estudos no 1o ano do 2o ciclo por ter vindo de Sorocaba (SP) sem documentação para um acampamento de sem-terra em Ponta Grossa. Essa garota será matriculada ainda nesta terça-feira na escola municipal mais próxima de sua casa e ontem mesmo foi autorizada pela Secretaria de Educação a utilizar o transporte disponibilizado pelo município. “Faço questão absoluta que as crianças estudem. Não pode ficar, em Ponta Grossa, nenhuma criança sem escola. E se depender de nós, não vai ficar”. Os representantes do MST, que se fizeram acompanhar de sete crianças, seis das quais já matriculadas e freqüentando escolas municipais, estavam acompanhados por responsáveis pela formação de moradores dos acampamentos Emiliano Zapata e Teixeirinha.A principal reivindicação dos sem-terra, a instalação de uma escola municipal no acampamento Emiliano Zapata, não pode ser atendida. Ainda há um número muito pequeno de crianças em idade escolar (todas, com a exceção da garota sorocabana, já atendidas pela rede de escolas rurais) e, como lembrou a secretária, até que seja oficializado o assentamento, não há possibilidade de instalação de unidades escolares. Outras reivindicações, encaminhadas para os setores competentes, são a mudança no local do lixão, atendimento médico para as crianças e idosos do acampamento e uma linha noturna de transporte, para alunos do ensino médio. De acordo com a secretária Zélia, o município tem limitações legais quanto à oferta de transporte para estudantes do ensino médio, faixa que está afeita à Secretaria de Estado da Educação.A Secretaria também vai fornecer material escolar e livros didáticos para crianças em fase de alfabetização – dentro do próprio acampamento – e também material para 12 adultos que estão em processo de alfabetização.A secretária Zélia imediatamente destacou uma técnica da Secretaria Municipal de Educação para acompanhar o processo de matrícula da garota que está fora da escola.