Pedagogia empreendedora em escolas municipais

Professores de escolas municipais participam hoje, a partir das 8h, de palestras dos professores Luiz Maurício Rezende, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e Cinthya Filipkowski, do Sepam, nas dependências da UTFPR (antigo Cefet) sobre pedagogia empreendedora, dentro da 2a etapa do projeto de mesmo nome, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Universidade Tecnológica Federal e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa.De acordo com Rezende, o projeto tem por objetivo disseminar aulas de empreendedorismo no ensino fundamental, baseado na metodologia proposta do professor Fernando Dollabella, que é inserir, no conteúdo ministrado para turmas – do ensino fundamental e médio – aulas de empreendedorismo, buscando provocar o aluno a sonhar a respeito de sua vida. “Ela é estruturada no que a gente chama de ‘aulas de sonho’. Durante duas horas por semana, num momento da semana, os alunos investem nos seus sonhos, de forma estruturada, através de aulas e dinâmicas, o aluno vai ao longo da série, do ano letivo, construindo seu sonho, descobrindo e buscando amadurecer o que ele sonha para sua vida”. A finalidade disso, finaliza Rezende, “é mostrar que ele é capaz. O sonho, no caso, é o sonho que se pode concretizar, que se chama de sonho estruturante. Não é um sonho sinônimo de desejo, vontade, mas aquilo que se pode concretizar, agir, intervir”, especifica.Professoras de outras escolas receberão o mesmo treinamento no dia 25 de outubro.